Cida Pedrosa celebra Dia Municipal da Ciranda e se posiciona contra violência política

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez questão de dirigir-se à tribuna da Casa de José Mariano para discutir o projeto de lei nº 337/2021, de sua autoria, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife o “Dia Municipal da Ciranda”. O Mestre Hamilton, além de outros cirandeiros e cirandeiras, acompanharam a votação da matéria nas galerias da Casa. A proposição foi aprovada em primeira discussão durante a plenária desta terça-feira (10). Em outro momento da reunião, a parlamentar destacou uma moção de repúdio a um vereador da cidade de Lauro de Freitas - BA, em razão da violência política de gênero e ameaça de agressão física contra uma vereadora.

Cida Pedrosa exaltou Mestre Baracho, falecido em 1988, um dos principais representantes da manifestação cultural; Lia de Itamaracá e Mestre Hamilton que estava presente na Casa. “Esse dia é em homenagem ao mestre Baracho um dos grandes nomes da nossa ciranda, que faleceu aos 88 anos. Temos a honra de presenciar a explosão de Lia de Itamaracá, que está com uma exposição belíssima no Itaú Cultural, em São Paulo. Mestre Hamilton tem uma ciranda muito antiga no Recife, faz com que sua comunidade dance, brilhe e acredite na cultura. E acredita que a cultura salva e inclui. A cultura popular talvez seja a maior construção comunitária que nós podemos ter. O movimento de Ciranda no Recife tem atuação importante, e lembro que no dia 31 de agosto de 2021 o IPHAN declarou a Ciranda um Patrimônio Cultural do Brasil”.

No aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) celebrou a proposição de Cida Pedrosa. “A ciranda é dançada de mãos dadas em roda. E, numa roda, ninguém é maior do que ninguém. Os mestres e mestras estão conosco dançando. Salve a ciranda, salve quem luta, de quem olha no olho. E na ciranda podemos dar um passo para trás, mas você sempre dá dois para frente. Estamos juntos”.

A vereadora Liana Cirne (PT) parabenizou Cida Pedrosa pela iniciativa e exaltou Lia de Itamaracá. “A ciranda é música, dança, poesia e, também, é brinquedo. Um dos primeiros brinquedos populares que a gente aprende com a música Ciranda, Cirandinha. E em uma das avenidas mais importantes do Brasil está a nossa Lia de Itamaracá, em São Paulo. Na exposição observamos fotos, vestidos e vídeos. Que orgulho. Porque a ciranda é um brinquedo nacional e é pernambucano. É nosso. Quando a gente tem mestres e mestras tão valorosos, não imaginaríamos o que seríamos de nós sem as cirandas. Parabéns”.

Moção de repúdio - A vereadora Cida Pedrosa, ainda durante a reunião Ordinária desta terça-feira, destacou uma moção de repúdio ao vereador Gabriel Bandarra (DEM), do município de Lauro de Freitas - BA, em razão da violência política de gênero e ameaça de agressão física perpetrada contra a vereadora Luciana Tavares (PCdoB). "A nossa luta não é só para a gente fazer com que tenhamos, nas próximas eleições, mulheres eleitas para representarem as Câmaras, Assembleias Legislativas, Senado Federal, mas também para que a gente dê condições dessas mulheres permanecerem e exercerem como junto é o seu espaço de poder", destacou, sobre o requerimento 5349/2022, aprovado na Casa.

De acordo com Cida Pedrosa, o vereador Gabriel Bandarra ameaçou Luciana Tavares durante discussão em plenário no dia 4 de maio. "Quando a vereadora fazia a leitura de um requerimento de sua autoria, neste momento, o dito cujo vereador a ameaçou. Em vídeo divulgado por ela, é possível ouvir as seguintes frases ditas pelo vereador que cometeu a violência política: 'A sua sorte é que você é mulher, essa é a sua sorte. Se fosse homem, eu já tinha metido a mão em você há muito tempo'. É desolador que nas casas legislativas, haja maior espaço da vivência democrática, pois é no legislativo onde se tem as mais diversas cores partidárias, são nessas casas que precisamos ter a construção do respeito, dignidade e do exercício diário da democracia".

A vereadora ressaltou a importância da representatividade feminina nos locais de poder e criticou a violência de gênero. "Enquanto não formos, no mínimo, 50% de todos os espaços de poder, a democracia não está realmente firme, porque somos a maioria da população, as mulheres são a maioria da população e, se somos maioria, temos que estar representadas desta forma. Luciana Tavares, vereadora do PCdoB da Bahia é apenas mais uma das mulheres neste País que sofrem cotidianamente violência política e temos que parar com isso. A morte de Marielle tem a ver com esta relação, o que Liana Cirne sofreu ano passado, o que recentemente Dani Portela sofreu e Michele Collins também sofre nas redes sociais é violência de gênero. Estamos o tempo inteiro sendo expostas a esse tipo de violência".

Em aparte, a vereadora Liana Cirne (PT) também se solidarizou com a vereadora da Bahia. "Essa moção de repúdio é mais do que necessária. A frase que a senhora leu do que o vereador falou, não é difícil saber que este homem é um covarde, como é covarde todo machista. Se Luciana Tavares fosse homem, Gabriel não teria coragem de levantar a voz, muito menos a mão. Os homens que agridem mulheres só são corajosos nas redes sociais".

 

Em 10.05.2022