Cida Pedrosa defende voto de aplauso ao Grupo de Teatro João Teimoso

Com 21 anos de história, o Grupo de Teatro João Teimoso foi homenageado na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (17). Na ocasião, o Poder Legislativo aprovou um requerimento de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) para conceder um voto de aplauso à companhia. Durante a discussão da matéria, a parlamentar subiu à tribuna para ressaltar a importância cultural e política do grupo.

“O grupo surgiu em 2001 a partir de um curso de teatro ministrado pelo ator e diretor Oséas Borba Neto, no Pina. Jovens de baixa renda viram nas artes cênicas a possibilidade de construir um futuro diferente e deram início então à sua trajetória de luta e resistência. A escolha do nome se deu inspirada no brinquedo infantil que mesmo com todas as investidas para derrubá-lo, permanece de pé e faz a alegria de todos, o João Teimoso”, explicou Pedrosa. “Reconhecido como um dos grupos de teatro com maior representatividade no estado, atua desde a sua fundação com ações importantes para a política cultural nos três níveis governamentais, formando grandes talentos das artes cênicas e produzindo cultura de altíssima qualidade”.

A vereadora não deixou de ressaltar a atuação cidadã da companhia e sua participação em fóruns, conselhos e conferências de cultura. A mobilização pela conclusão do restauro do Teatro do Parque, um dos principais equipamentos de cultura da cidade também foi enaltecida. Outro ponto destacado por Cida Pedrosa foi a encenação da peça “Anos de Chumbo”, sobre as torturas praticadas pelos agentes da Ditadura Militar de 1964.

Em aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) também ressaltou a atuação política do grupo, “não apenas porque tem colocado no palco um espetáculo sobre a época da Ditadura, mas também por sua participação nos conselhos, nas discussões e conferências. Foi um grupo importante, junto com outros, para impulsionar a revitalização do nosso Teatro do Parque”.

Já a vereadora Dani Portela (PSOL) deu um relato pessoal sobre a importância da companhia. “A minha filha é a mais nova integrante do Grupo João Teimoso e vai, no próximo espetáculo, subir ao palco como atriz dessa companhia. Ela é a mais nova do Grupo, mas tem sido muito acolhida. [O Grupo vai] além de pensar o teatro e a formação de público para debater o papel da cultura nesta e em outras conjunturas”.

Em 17.05.2022