Comissão de Educação aprova cinco proposições

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se, nesta segunda-feira (9), e aprovou um projeto de lei Ordinária e três projetos de decreto legislativo. Estiveram presentes a presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), e o vereador Hélio Guabiraba (PSB).

Aprovado, o projeto de decreto 14/2022, do vereador Hélio Guabiraba, que concede o Título de Cidadão do Recife ao ex-Jogador Danny Bittencourt Morais. O jogador mais conhecido como Danny Morais é natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e atualmente é comentarista dos canais Globo, SporTV e Premiere. Ele jogou no Santa Cruz no final da série B de 2015. "Foi o jogador que mais atuou e um dos grandes destaques da equipe no Campeonato. No dia 6 de janeiro de 2016, renovou com o Santa Cruz até o fim do ano", disse o parlamentar na justificativa. 

Do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), o PDL 12/2022 concede o Título de Cidadão do Recife a Nizan Massur de Carvalho Guanaes Gomes. De acordo com o parlamentar, no texto, Nizan Massur é soteropolitano e colunista da Folha de São Paulo, membro do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), programa da Organização das Nações Unidas (ONU) na Comissão de Alto Nível, e das organizações sem fins lucrativos Clinton Global Initiative

Já o projeto de decreto 09/2022, que recebeu parecer favorável, concede o Título de Cidadão do Recife ao Sr. Evangelista Severino de Lima, é do vereador Renato Antunes (PSC). O homenageado é o atual dono do restaurante Bode do Nô e, "atualmente, os seus empreendimentos geram mais de 300 (trezentos) empregos diretos e cerca de 100 (cem) indiretos no município do Recife". 

Por sua vez, o projeto de lei Ordinária 131/2022, do vereador Felipe Alecrim (PSC), inclui o “Dia dos Jovens Cristãos” no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. Na justificativa da proposição, o parlamentar salientou que a lei "não precisa de indicação orçamentária pública" e que objetiva colocar na prática o convívio entre jovens cristãos. "Quando esse convívio é colocado em prática, é possível enxergar muitas vantagens que podem ajudar esses jovens a exercerem os seus papéis na sociedade com mais cidadania, respeito e humanidade". 

Em 09.05.2022