Comissão de Educação aprova criação do Dia Municipal das Feiras Livres
Relatora da matéria, Ana Lúcia frisou que a atividade de feirante é especialmente importante para a independência econômica das mulheres e que esse tipo de comércio favorece a saúde e o bem estar da população. “Isso é maravilhoso por duas coisas. Primeiro, porque elas têm a oportunidade de empreender. Segundo, porque a população tem acesso a uma alimentação saudável a um preço muito acessível”.
Também membro da Comissão, o vereador Hélio Guabiraba afirmou que a data é uma forma de prestar homenagem àqueles que se dedicam ao comércio em feiras livres. “Queria agradecer por esse voto de confiança. Ao lembrar de quem cuida de pessoas todos os dias, levamos respeito àquelas pessoas que acordam, na maioria das vezes, às 2h da manhã para buscar mercadorias e fazer com que as pessoas tenham o direito a fazer a sua feira”.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ressaltou a importância do reconhecimento das feiras livres como um costume dos cidadãos do Recife. “Eu também acho que as feiras livres são um patrimônio cultural da nossa cidade, do nosso Estado e do modo de viver do Brasil. Sou muito favorável ao projeto”.
Além do projeto de lei nº 146/2022, todas as outras 13 matérias discutidas na reunião receberam votos favoráveis dos parlamentares. Dentre elas, estava o projeto de lei nº 312/2019, de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PSB), que veda a proibição de acesso à sala de aula de alunos das redes de ensino público e privada que cheguem atrasados à escola. Outro projeto de lei que teve o seu parecer pela aprovação acatado foi o de nº 74/2022, de autoria de Tadeu Calheiros (Podemos), busca instituir o programa municipal da “Semana da Vacinação nas Escolas”.
Ao final do encontro, foram distribuídos 18 novos projetos aos relatores para a emissão de pareceres.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 24.05.2022