Felipe Alecrim critica políticas públicas para pessoas em situação de rua

O vereador Felipe Alecrim (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (17), durante a reunião plenária, e teceu críticas às políticas públicas implementadas pela gestão municipal para a população em situação de rua. De acordo com o parlamentar, no ano de 2019, cerca de 1600 pessoas viviam em situação de rua na capital pernambucana. Ele disse considerar que este é um dos mais sérios problemas da cidade.

Felipe Alecrim apontou dados disponibilizados pela Prefeitura sobre a quantidade de pessoas em situação de rua no município. "Em 2016, cerca de 1200 pessoas viviam nessa situação. Em 2019, esse número cresceu para 1600 pessoas, número que deve ter crescido absurdamente neste ano de 2022, porque não temos dados atuais para guiar políticas públicas, uma vez que a última pesquisa foi realizada em 2019", criticou. 

De acordo com o parlamentar, das 1600 pessoas em situação de rua em 2019, cerca de 400 estão em abrigos. "Além desse dado alarmante, os abrigos não reúnem condições adequadas para as pessoas que são acolhidas e também para os servidores realizarem os seus trabalhos. A Rede de Assistência da Prefeitura conta, apenas, com dois Centros Pop e 15 unidades de acolhimento, incluindo abrigo noturno e abrigo emergencial, além de dois restaurantes populares, que são insuficientes para atender a demanda atual". 

O vereador lembrou, ainda, ter apresentado requerimentos na busca da melhoria dos equipamentos. "Agora, vamos voltar a esses locais para saber se houve solução. Um dos requerimentos solicitados e aprovados foi a criação de um centro voltado aos cuidados com a higiene das pessoas que vivem em situação de rua". Ele fez questão de salientar  as missões  que são promovidas pelas igrejas para minimizar essa situação. 

Em 17.05.2022