Felipe Alecrim homenageia Sindicato de Serviços Contábeis em reunião solene

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Pernambuco (Sescap-PE) foi homenageado em reunião solene realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (4), por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC). A entidade defende os interesses jurídicos e legislativos de seus representados e, através da união e cooperação de todos os integrantes, concede voz ativa a toda categoria. “Para mim é uma alegria poder homenagear essa instituição que cumpre papel importante e que trabalha pela desburocratização do ambiente empresarial. É uma entidade que defende os interesses das empresas de serviços, com destaque na área de contabilidade”, disse.

A solenidade, que foi presidida pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), começou às 15h20, com a execução do Hino Nacional. Calheiros compôs a mesa com o vereador autor do requerimento; o presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade do Estado de Pernambuco (Sescap - PE), Ítalo Mendes; o presidente eleito do Sescap-PE, Cristian Galberto Watanabe; e o vice-presidente institucional da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contáveis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas  (Fenacon), Daniel Mesquita Coelho. A solenidade contou com a presença do vereador Samuel Salazar (MDB), líder do governo na Câmara Municipal.

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Pernambuco foi fundado em fevereiro de 1993 sob a denominação de Sescon-PE. Desde então, atua como representante legal das empresas de serviços, no Estado de Pernambuco. Filiado à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e à Confederação Nacional do Comércio (CNC). O Sescap Pernambuco tem como principal missão proteger oficialmente as categorias representadas e muni-las de informações que atuem positivamente no seu desenvolvimento econômico e na relação dessas empresas com os poderes públicos e com a sociedade.

O vereador Felipe Alecrim ocupou a tribuna e fez suas colocações. “Todos sabemos da abrangência que tem esse importante sindicato pernambucano. Sabemos que empreender no Brasil não é tarefa fácil. Muitos sonham em ter negócios, mas a grande maioria não tem perspectiva de mercado, não conhece os desafios e as oportunidades que envolvem seus negócios”, disse o vereador. Segundo ele o Sescap-PE cumpre importante papel buscando “formar e capacitar a  mão-de-obra das empresas por ela representadas”. Isso, de acordo com o parlamentar, “já é um alento, já que Pernambuco é o pior estado para fazer negócio e o 15º na classificação da competitividade entre os estados”.

O Sescap-PE, disse Felipe Alecrim, “muitas vezes é indicado como um braço do estado, que esse não consegue realizar políticas públicas que elevem o serviço dessas empresas de serviços”. Entre os serviços prestados às empresas pelo Sescap-PE, o vereador citou o programa de qualificação em excelência contínua que realiza em parceria com outras instituições. “Esse serviço foi amplamente desenvolvido na gestão de Ítalo Mendes”, disse. Felipe Alecrim citou ainda ações sociais que foram desenvolvidas pelo Sescap-PE, que faz plantões para orientar os contribuintes na declaração do Imposto de Renda, “num importante serviço de utilidade pública”. Lembrou ainda as campanhas de doações de alimentos e a realização de cursos gratuitos para a população, além de ações sociais que a entidade realizou em vários municípios. “Meu desejo é que vocês continuem protegendo a categorias que representam”.

Após o discurso do vereador, foi apresentado, no telão do plenário Câmara Municipal, um vídeo institucional da Sescap-PE. O vereador Felipe Alecrim entregou uma placa em homenagem ao sindiato, que no ato foi representado pelo presidente Ítalo Mendes. Ele também recebeu uma placa em agradecimento aos seus serviços prestados. Da mesma forma, uma placa também foi entregue a Christian Watanabe, que assumirá a presidência da entidade. Ítalo Mendes ocupou a tribuna e fez suas colocações. “Para nós é um dia especial e motivo de muito orgulho, para nosso sistema, esse reconhecimento feito pela Câmara, através do colega-irmão Felipe Alecrim”, disse.

Ítalo Mendes lembrou que o Sescpa-PE estará completando 30 anos em 2023 e citou os nomes de todos os ex-presidentes da entidade. “São homens e mulheres que muitos fizeram pelo Sindicato. Os desafios de representar os profissionais de contabilidade são muito grandes”, reconheceu. Ele disse que o principal desses desafios, em sua gestão, se deu quando ele assumiu o cargo em 2018. “Tivemos que reconquistar o equilíbrio financeiro da entidade. Com a junção da diretoria, conseguimos reconquistar o reconhecimento social”. Ele destacou entre as ações desenvolvidas na gestão a certificação digital do estado de Pernambuco, participação do Fórum da Micro e Pequena Empresa e o trabalho de orientação de declaração do Imposto de Renda, com recolhimento para contribuições em obras sociais. Lembrou também que o Sescap-PE se destacou no Sistema Fenacon ficando no oitavo lugar entre os sindicatos pela excelência dos serviços.

Daniel Mesquita Coelho discursou em seguida. Ele reconheceu que o trabalho desenvolvido por Ítalo Mendes à frente do Sescap-PE deu destaque ao sindicato entre as entidades do sistema. Em seguida, disse que era “um prazer estar aqui em Pernambuco, para trazer números da Fenacon”. Ele ressaltou que a entidade fez 31 anos de existência em abril e que ela representa 63 segmentos do setor na área empresarial de serviços. “São 38 sindicatos espalhados pelo Brasil e 400 mil empresas representadas. Geramos 4,5 milhões de empregos diretos e a receita operacional líquida é de 238 bilhões. Os impostos e taxas são de R$ 2.38 bilhões e participamos junto ao PIB com 6,47%. Vejam o tamanho da Fenacon, que realmente trabalha e doa seu sangue e seu tempo para defender os seus representados, entre os quais o setor contábil”

O último a falar foi Christian Watanabe, futuro presidente do Sescap-PE. Ele cumprimentou todos os ex-presidentes da entidade, principalmente o que está deixando a gestão, Ítalo Mendes e os fundadores dos sindicato. Watanabe disse que há cerca de 1.600 escritórios de contabilidade no estado. “Imagine-se o alcance que temos”, afirmou. Ele fez uma avaliação do trabalho realizado pelo sindicato e disse que a entidade sempre assumiu o papel de representação e que a sua gestão continuará disponível para qualquer órgão e entidade pública, “como sempre proativa, produtiva e cordial”. Ele também agradeceu à Câmara Municipal do Recife pela solenidade de homenagem ao Sescap-PE, em especial ao vereador Felipe Alecrim.

O presidente da solenidade, vereador Tadeu Calheiros, convidou a todos os presentes para que, de pé, possam ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife, encerrando reunião solene.

Em 04.05.2022, às 17h24