Ivan Moraes debate requerimento de transferência de recursos do São João para vítimas das chuvas

O vereador Ivan Moraes (PSOL) debateu o requerimento de número 6490/2022, de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PSB), dirigindo indicação ao prefeito João Campos para destinar recursos utilizados para o São João 2022 para ajudar as vítimas das enchentes dos últimos dias no Recife. “Como sabemos a dotação orçamentária das manifestações juninas é de R$ 15 milhões. É pouco dinheiro para se mitigar os danos causados pelas chuvas. E há recursos na rubrica da lei orçamentária destinada para ser usada nas áreas de risco”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (31).

Para o vereador Ivan Moraes, não se pode “admitir que o dinheiro dessa conta saia do bolso do segmento da cultura. Esse é um dos setores da comunidade que mais sofreram com a pandemia de coronavírus e muitos dos que já foram prejudicados agora estão contando com a possibilidade de trabalhar no ciclo junino para reconquistar as perdas dos que já foram afetados”. Ele propôs que o requerimento, que foi discutido, também fosse retirado de pauta pelo próprio autor, vereador Alcides Teixeira Neto, mas ele preferiu ir à votação. Mais adiante, Ivan Moraes pediu vistas do requerimento.

“No próprio planejamento da Prefeitura, há outras rubricas que podem ser transferidas como é o caso da rubrica da propaganda institucional. Em 2021, foi gasto R$ 41 milhões nesse setor. Se o problema for a transferência, para a mitigação dos danos, pode vir da comunicação. O que estou propondo é apenas uma discussão política sobre o que fazer com os recursos públicos”, afirmou Ivan Moraes.

Ivan Moraes acrescentou que concordava com a proposta de outro vereador, o presidente da Comissão Especial Sobre a Retomada do Carnaval, São João e Demais Grandes Eventos, vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), que sugeriu a realização dos festejos juninos a partir de 29 de junho. “Concordamos que se deva adiar os festejos, pois a data está dentro do esperado para o ciclo junino. O 29 de junho é o Dia de São Pedro”.

Em aparte, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), disse que é preciso “aprofundar essa questão” e por isso anunciou a reunião pública que promoverá amanhã, primeiro de junho, às 10h. Os artistas ligados ao ciclo junino terão oportunidade de falar a respeito da proposta do adiamento ou suspensão dos festejos. “Temos uma gestão de Cultura sensível na Prefeitura do Recife e com certeza poderemos ter uma nova data. A proposta de Marco Aurélio Filho, de realizarmos o ciclo a partir de 29 de junho, é uma proposta coerente, factível e tenho certeza de que os artistas vão receber com alegria”, disse.

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 31.05.2022.