Ivan Moraes destacou solidariedade e mudança de paradigmas
Ele destacou o esforço da Câmara do Recife em nome do presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), que compôs o Conselho formado pelo prefeito João Campos para tratar de ações emergenciais. Destacou, ainda, a atuação do coronel Cássio Sinomar, secretário-Executivo da Defesa Civil do Recife. “Eu entendo que nesse momento todo mundo se uniu e isso é indiscutível”.
Ivan Moraes aproveitou a ocasião para fazer uma reflexão sobre atitudes necessárias para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. “A gente vive no Recife, é a capital brasileira que corre mais risco de ser afetada. É a décima sexta cidade do mundo. O que significa que o que se faz aqui é exemplo”.
Ele ressaltou ser preciso “uma mudança de paradigmas rigorosa” para que a cidade continue existindo daqui a cem anos. Lembrou que a licitação do lixo realizada pela Prefeitura deveria incluir a reciclagem. Citou ser necessário a proteção de áreas verdes e a importância de investimentos para urbanização em áreas de risco.
Segundo o parlamentar, um estudo elaborado pelo seu mandato mostrou que nos últimos nove anos de gestão municipal, na prevenção para áreas de riscos, foram investidos em média de 0,37% do orçamento. “Nos dez anos anteriores, esse recurso era quase 1%, então diminuiu muito”.
No entanto, fez questão de salientar que no ano passado a gestão do prefeito João Campos gastou quase o dobro do que o seu antecessor. “Mais de 40 milhões de reais foram investidos no ano passado, mas ainda precisa de mais”. Ivan Moraes criticou o anúncio da suspensão do São João que seria realizado no mês que vem. Para ele a Prefeitura tem recursos que podem ser usados neste período emergencial, sem precisar mexer nos valores que seriam gastos com a cadeia produtiva nos festejos juninos.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 30.05.2022