José Roberto Tadros recebe Medalha de Mérito José Mariano

Na noite desta segunda-feira (9), o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, proposta pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB). O evento ocorreu no Instituto Ricardo Brennand e, na ocasião, também foi concedido ao empresário o Título Honorífico de Cidadão de Pernambuco, proposto pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros.

A Mesa da solenidade foi composta pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros; o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB); o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação Alberes Lopes e o prefeito do Recife, João Campos.

O empresário amazonense José Roberto Tadros nasceu em Manaus, é formado em Direito pela Universidade do Amazonas, e as empresas de sua família atuam no setor terciário desde 1874. Além das suas atividades comerciais e sindicais, ele é autor e coautor de diversos livros e membro da Academia Amazonense de Letras, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e da Academia de Ciências, Artes e Letras do Amazonas.

O prefeito João Campos parabenizou pela atuação de José Roberto Tadros, citou parcerias importantes com a Prefeitura do Recife e agradeceu ao empresário pelas oportunidades. “Numa crise como essa, a gente tem que ter harmonia entre os poderes e instituições que são essenciais para Brasil. Um período em que nunca ninguém havia vivido, e nós tivemos que repensar as atividades que ocorrem nossa cidade. Quando criamos o Go Recife, onde colocamos a empregabilidade conectando as pessoas prestadoras de serviços, buscamos parceiros e digo, de público, que o maior parceiro que encontramos foi o sistema Fecomércio colocando toda a sua estrutura. Essas parcerias visam o fortalecimento das cidades e das pessoas. A homenagem que hoje fazemos ao presidente é para agradecer toda a disposição para a nossa cidade e nosso Estado. Parabéns pela homenagem”.       

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá, enalteceu as duas condecorações a José Roberto Tadros e detalhou a vida do homenageado. “Pude conhecer Tadros e seu trabalho. São mais de R$ 300 milhões de reais proporcionando melhorias na hotelaria e na área de lazer no Estado de Pernambuco. Vemos também investimentos em nossa cidade, então é importante reconhecer essas duas condecorações. José Roberto sempre trouxe no sangue sua vocação pelo comércio, descendente de uma família de imigrantes gregos, e que hoje representa o norte do nosso país, ocupando um cargo em uma instituição tão importante”.

O presidente da Casa de José Mariano pontuou que a capital pernambucana tem tradição no comércio, bens e serviços, citou o decreto de desburocratização da Prefeitura e frisou que a Câmara está de portas abertas. “Além do potencial turístico, temos uma importância grande nesse processo de retomada. É essencial poder estar unido e focado para pensar em um futuro melhor para o nossos país. O prefeito João Campos também assinou um decreto de desburocratização para que novas empresas seja implantas e o Recife vem cumprindo o seu papel. Deixo a Câmara de portas abertas para debates e discutir melhor a cidade, pensando na retomada. Somos uma Casa que representa o povo do Recife na sua mais diversa pluralidade, com vereadores e vereadoras que representam diversos segmentos da sociedade. Trago o abraço fraterno de todos os que fazem a Câmara e gostaria de parabenizar Marco Aurélio Filho pela iniciativa”.      

O vereador Marco Aurélio Filho recordou momentos vividos nos debates da Câmara sobre a questão do fechamento do comércio durante a pandemia do coronavírus. “A Fecomércio foi ajudando cada vez mais, e a Casa se aproximou da instituição em um momento em que a gente atravessa a pandemia com os empresários sem saber aonde ir. E foi valorosa a iniciativa privada caminhar com o Poder Público, de promover a desburocratização da máquina, buscar incentivos, gerar renda e emprego. E hoje estar diante dessas pessoas que fazem o Recife e Pernambuco, é motivo de muito orgulho”.  

O parlamentar ressaltou que José Roberto Tadros poderia contar com o Poder Legislativo e que a Medalha de Mérito de José Mariano possui um nobre significado. “A Casa de José Mariano está aberta para todos e todas. A Medalha de Mérito de José Mariano, que o senhor está recebendo, talvez seja uma das mais importantes da sua vida porque foi em solo recifense que bradamos a Independência e partimos para a frente, quando Recife mostrou que é possível fazer diferente, ser revolucionário e buscar o que é melhor. Seja bem-vindo às nossas terras revolucionárias de um povo acolhedor e tenho a certeza de que vamos avançar muito mais. Parabéns”, saudou Marco Aurélio Filho.      

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eriberto Medeiros, disse da importância de celebrar José Roberto Tadros e que o empresário vem prestando estimáveis serviços à nação. “E são grandes trabalhos já muitos anos antes de presidir a CNC. Tadros tem feito uma gestão de excelência elogiada por todos e todas, desde que foi eleito para presidir a entidade em 2018. A Fecomércio vem promovendo o desenvolvimento da atividade comercial em nosso Estado. A entidade tem tido um papel fundamental na retomada do crescimento da economia pernambucana nesse período de pós pandemia. E por ser o autor da resolução 17920/2022, aprovada por unanimidade dos deputados e deputadas concedendo o Título Honorífico, gostaria de parabenizar o mais novo filho pernambucano”.  Após o discurso, José Roberto Tadros recebeu a Medalha de Mérito de José Mariano e o Título Honorífico de Cidadão de Pernambuco.

José Roberto Tadros falou sobre a história e personalidades de Pernambuco que se destacaram como José Mariano, Joaquim Nabuco e Gilberto Freyre. “Pernambuco prosperou de forma exponencial com o cultivo da cana de açúcar. Um estado que nos deu figuras fantásticas, não só a de José Mariano, mas a grande figura de Joaquim Nabuco, filho de um senhor de engenhos que tratava pela igualdade do povo brasileiro e dizia que não deveria haver diferenças entre cor ou religião e que era um país onde deveria haver um congraçamento de todas as raças e povos. Esse Estado de Pernambuco gerou um Gilberto Freyre, maior figura da sociologia brasileira e que eu, ainda jovem, lia extasiado a sua obra onde ele deixava muito claro os sentimentos de brasilidade, compaixão e compreensão”.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) citou a história do descobrimento do Brasil e mencionou o nome do ex-presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Josias Albuquerque, recifense, falecido no ano de 2019. “Desde os primórdios com as caravelas de Cabral com o símbolo da cruz de Cristo, e Cristo era demonstração de tolerância e respeito a todas as raças porque no mundo só existe uma raça: a raça humana. E hoje me sinto absolutamente honrado porque nesse momento sou conterrâneo de figuras como João Cabral de Melo Neto, e de outras que contribuíram ao logo dos anos. Esse trabalho desenvolvido em Pernambuco é feito com todo amor e carinho pelo saudoso Josias Albuquerque e Renato Peixoto com seu espírito democrático e determinado, sempre perseguindo objetivos. Obrigado a todos e todas”. Depois do discurso, José Roberto Tadros recebeu da Fecomércio o Troféu O Mascate e uma placa.

Finalizando a solenidade, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, enviou um agradecimento à rede. “Nós sozinhos não fazemos nada. Quando cheguei, não coloquei ninguém, está a mesma equipe desde Josias Albuquerque. Apenas estou dando continuidade a um trabalho e um sonho que ele sempre sonhava e executava. E ele confiou a mim a dar essa continuidade. Muito obrigado a todos e todas e uma boa noite”.

Em 09.05.2022