Liana Cirne destaca 11 requerimentos sobre o Hospital da Restauração

Na reunião Ordinária desta segunda-feira (9), da Câmara do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) discutiu, em bloco, 11 requerimentos de sua autoria que tratam sobre manutenção, contratação, higienização, atendimento, entre outras questões relacionadas ao Hospital da Restauração, área central da capital. Ela salientou que as propostas foram elaboradas após a queda de uma parte do teto da unidade. "Não tivemos acesso ao hospital e a administração não nos recebeu, mas, mesmo estando do lado de fora, conseguimos conversar com muitas pessoas", observou.

As 11 solicitações são dirigidas ao governador Paulo Câmara (PSB) e pedem por melhorias no Hospital da Restauração. Os requerimentos discutidos foram os de números: 5055/2022; 5056/2022; 5057/2022; 5067/2022; 5068/2022; 5069/2022; 5129/2022; 5144/2022; 5156/2022; 5158/2022; 5159/2022. "Esta série de requerimentos foi feita no dia 3 de maio, logo após termos feito uma fiscalização no Hospital da Restauração, um dia depois em que o teto da ala laranja desabou em razão do rompimento da tubulação", explicou. 

A vereadora contou ter ido até o local para se solidarizar com as famílias e conversar com funcionários, mas não foi permitido o seu acesso ao hospital. "Não tivemos acesso ao hospital e a administração não nos recebeu, mas mesmo estando do lado de fora conseguimos conversar com muitas pessoas. Acredito que esse é o nosso papel. É muito ruim quando alguma ou algum de nós temos nosso acesso vetado porque somos políticas ou políticos. É preciso entender que sempre que algum político é visto como indesejado em um espaço, estamos caminhando para um fascismo, para um risco à democracia".

Liana Cirne repercutiu as conversas que teve com pessoas que aguardavam do lado de fora da unidade. "Conversei com familiares, inclusive de quem estava internado na ala laranja, e essa série de requerimentos que são apelos ao governador, ao secretário de Saúde para que tenham atenção. Quando vamos escutar a população surgem muitas demandas, e é importante que a gente faça, sim, essa fiscalização, inclusive porque se os políticos não forem bem-vindos, como serão realizadas as políticas públicas? Precisamos estar no local. Na fiscalização encontramos muita sujeira, relato da necessidade de dedetização, de que não há lençóis suficientes para os pacientes, que existe furto de pertences, que os familiares não têm horário para visita, que ocorre das 6h da manhã às 17h". 

A parlamentar sugeriu, ainda, que o presidente da Casa de José Mariano, Romerinho Jatobá (PSB), enviasse um ofício aos órgãos públicos da cidade para que a entrada dos vereadores e vereadoras que estão fiscalizando não seja vetada. 

Em aparte, a vereadora Michele Collins contou ter se sentido representada ao ter visto que Liana Cirne estava fiscalizando o local. "É muito importante a gente poder fazer esse trabalho de estar presente e, às vezes, questionam porque a gente está no lugar, na hora.  É porque aconteceu agora o problema. Também quero repudiar a atitude de não terem recebido a Vossa Excelência lá no hospital".

Por sua vez, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) também repudiou a proibição da entrada no hospital. "Observei nas suas redes que você foi na Restauração e já desconfiei que tivesse sido vetada. Um vereador eleito não precisa de autorização para entrar num espaço público, estando ele na sua função de vereador. Eu também já tive a entrada vetada na Restauração, no Procape". 

Em 09.05.2022