Marco Aurélio Filho comemora lei da Rádio Frei Caneca como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

A importância do Poder Legislativo na tomada de decisões da Prefeitura do Recife foi abordada pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (16), quando ele repercutiu a sanção da Lei Municipal 18.920/2022. “Com muita alegria, acompanhamos no último dia 11 de maio, a sanção do prefeito João Campos da lei que foi originada no projeto de nossa autoria, que declara a Rádio Frei Caneca como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife”, afirmou.

O vereador destacou que, mais uma vez, os poderes Executivo e Legislativo comprovaram que “caminham juntos para a valorização da cultura municipal e da comunicação pública”. Marco Aurélio Filho sublinhou, ao mesmo tempo que, na condição de membro do Conselho de Política Cultural e do Conselho de Turismo, “as ações afirmativas para a cultura são uma preocupação constante dos nossos mandatos. Fazemos questão de ouvir e dialogar com todos os fazedores e fazedoras da nossa cultura”.

Em seguida, Marco Aurélio Filho lembrou que, certamente, poucas pessoas sabem que a criação e a história da Rádio Frei Caneca têm a ver com a Casa de José Mariano. “A rádio foi criada por uma iniciativa do então vereador Liberato Costa Júnior, por meio de Lei municipal número 6511, aprovada em 1960”.

Ele relatou que a o nome da rádio é uma homenagem a Joaquim da Silva Rabelo, também conhecido como Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, ou simplesmente, Frei Caneca. “O religioso tornou-se um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, em 1824. Portanto a Rádio Frei Caneca tem a cor da nossa cidade”. Observou. Marco Aurélio Filho disse ainda que declarar a rádio como Patrimônio Cultural e Imaterial foi decorrente de um debate “sério e responsável a partir da educação patrimonial” e acrescentou que “é assim que vamos consolidar as políticas públicas que valorizam o que é nosso”.

O parlamentar informou que pretende realizar, no dia 17 de agosto deste ano, Dia Nacional do Patrimônio Cultural, uma reunião solene para homenagear as políticas culturais e que vai trazer para o plenário da Câmara Municipal do Recife os primeiros patrimônios vivos do município, que foram anunciados na semana passada. Marco Aurélio Filho aproveitou o discurso para agradecer o apoio que, segundo ele, sempre recebeu da secretária do Saneamento Básico, Rita Moura, que deixou a pasta na semana passada. E deu as boas vindas a Eliana Viana, que a substituirá.


Em 16.05.2022.