Marco Aurélio Filho destaca Dia Internacional da Reciclagem

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), o Dia Internacional da Reciclagem é comemorado nesta terça-feira (17). A data foi tema de um discurso proferido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) durante a reunião plenária desta manhã, na tribuna da Câmara do Recife. Na ocasião, o parlamentar salientou a necessidade de incorporar o processo no cotidiano.

A reciclagem é o processo que faz com que resíduos sólidos sejam transformados novamente em produtos ou matérias-primas, evitando o seu descarte. Assim, minimiza problemas como a escassez de recursos e a poluição.

“É importante que esta Casa Legislativa, que está sempre atenta às necessidades do povo, possa fortalecer todo tipo de debate, principalmente para o que está porvir, para as gerações futuras”, defendeu Marco Aurélio Filho. “A gente estimular a reflexão dos munícipes em relação à reciclagem é de suma importância, até porque o Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo. A gente precisa compreender que a reciclagem deve fazer parte do nosso dia a dia”.

No discurso, o vereador ressaltou o trabalho feito por organizações locais, como o movimento Xô, Plástico, que promove ações de limpeza na capital. Ele não deixou de lembrar, ainda, uma iniciativa de seu mandato que visou a diminuir os impactos da geração de lixo decorrente das campanhas eleitorais. “Em 2020, ainda depois de eleito, compareci a uma cooperativa na Imbiribeira e doei o meu excedente de material de campanha para que ele também fosse reciclado. Que a gente possa ter essa atitude nesta eleição que chega agora”, relatou.

Marco Aurélio Filho também divulgou uma campanha que conta com a parceria da Prefeitura e que vai marcar a celebração do Dia Internacional da Reciclagem. Desta terça-feira até a próxima quinta-feira (19), das 12h às 18h, uma ação no Plaza Shopping vai coletar eletrônicos para o descarte correto desse tipo de material. Os itens descartados poderão ser trocados por mudas produzidas no Jardim Botânico do Recife.

Educação patrimonial – Durante a reunião, o vereador também discutiu a votação do projeto de lei nº 358/2021, de sua autoria, que tem como objetivo declarar a Feira de Arte e Artesanato de Boa Viagem Patrimônio Turístico e Cultural do Recife. “Isso nada mais é que despertar o poder de pertencimento em relação a esse importante ponto turístico da nossa cidade. Nada mais justo que aquele equipamento, que está passando por uma requalificação através da atual gestão, ganhe esse presente da Câmara”.

Em 17.05.2022