Osmar Ricardo destaca situação dos mercados públicos

A situação dos mercados públicos do Recife é “de calamidade”. O diagnóstico foi apresentado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), membro da Comissão Especial para Acompanhamento da Situação dos Mercados Públicos do Recife, durante a reunião plenária híbrida da Câmara Municipal, realizada na manhã desta terça-feira (17). “Não quero culpar somente a gestão do prefeito João Campos pelo estado em que eles se encontram. Mas, vamos cobrar dele a resolução dos problemas, pois Geraldo Julio, que o antecedeu, foi relapso e deixou os mercados em total abandono”, afirmou.

Um relatório completo, com um dossiê dos problemas encontrados, foi elaborado pelo gabinete do parlamentar, que nas últimas semanas percorreu nove mercados da cidade. Durante discurso realizado na tribuna, Osmar Ricardo também exibiu um vídeo no telão do plenário, com imagens colhidas durante suas visitas. “Os mercados estão praticamente destruídos. Fizemos o relatório e entregamos ao diretor-presidente da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Gabriel Barcelar, na esperança de contribuir com a solução dos problemas”, avaliou.

Segundo o vereador, o Mercado de Santo Amaro é o retrato de um ambiente que não preza pelas boas condições ambientais de higiene, pois a infraestrutura praticamente inexiste. O da Madalena também tem problemas de infraestrutura, com paredes cheias de infiltrações. “Sabemos que esse mercado será totalmente coberto e que até um edital foi aprovado, mas essa é uma situação à parte. Inclusive já falamos sobre a coberta desse mercado nesta mesma reunião. Certamente ele ficará muito bonito se a obra for realizada”.

Ainda de acordo com Osmar Ricardo, o Mercado de Afogados tem trechos com o teto caindo, e “é também um espaço abandonado, que é utilizado por usuários de droga e para a prostituição. Em diversos locais, a ferrugem é aparente nas vigas de ferro que dão sustentação ao equipamento". Já o Mercado da Encruzilhada tem o madeiramento atacado pelo cupim. “E se falarmos do mercado do Engenho do Meio e da feira livre daquele bairro, é de envergonhar qualquer cidadão”, disse. Osmar Ricardo avaliou que a situação desses equipamentos exige uma atenção imediata por parte da gestão municipal. “Percebemos que depois de nossas visitas, já começaram a fazer umas limpezas nos locais”.

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) pediu um aparte e parabenizou Osmar Ricardo pela iniciativa de fiscalização. “Eles são ponto turístico em qualquer lugar do mundo”, argumentou.

Pequeno Expediente - Osmar Ricardo falou sobre a situação dos mercados em duas ocasiões. Na primeira, durante o Pequeno Expediente, repercutiu a decisão da Prefeitura do Recife de instalar a coberta do Mercado da Madalena. “Domingo eu estive no mercado e pude constatar que a situação de lá é precária, muito difícil. Quando chove, os frequentadores ficam molhados e os ambientes, alagados. Mas a coberta com certeza agradará aos locatários e aos usuários”, afirmou.

A coberta do mercado está prevista para ser instalada com recursos da Secretaria de Turismo (Setur), de acordo com o vereador. “Acredito que agora a obra realmente vai sair, mas essa reivindicação já é muito antiga. Aliás, é uma promessa que já dura um ano e quatro meses”, afirmou. Osmar Ricardo também denunciou que, em suas visitas aos mercados públicos, esteve no de Água Fria. “A situação de lá também é de calamidade. Lamento que a minha equipe tenha sido maltratada no Mercado de Água Fria, pois o administrador de lá quase expulsou o meu pessoal”, afirmou.

O vereador aproveitou para dizer que hoje, 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia. Foi essa a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde, em 1990. Osmar Ricardo apresentou uma relação de várias ações que ele já realizou, neste e em mandatos anteriores, como vereador do Recife, em favor da população LGBTQIA+.



Em 17.05.2022.