Profissionais de imprensa recebem o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo

Ela era carismática e tinha grande força de comunicação. De forma simples e compromissada com a ética da verdade, atingia todas as esferas da sociedade quando falava no rádio ou apresentava noticiários da televisão. A jornalista Graça Araújo, que faleceu precocemente em 2018, dá nome à comenda que a Câmara Municipal do Recife entregou a 30 profissionais da imprensa, na noite desta quinta-feira (5). O Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, criado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), teve sua primeira edição em clima de festa, durante reunião solene que lotou o plenário da Casa de José Mariano.

“Quando já conhecemos uma mulher de perto e a admiramos, sobretudo quando era uma mulher da envergadura de Graça Araújo, temos a importância desta homenagem. Esta é uma noite especial, portanto, porque algo em comum nos trás aqui: a admiração por uma pessoa incrível, que de diversas formas fez e sempre fará parte das nossas vidas”, disse a vereadora Ana Lúcia. A solenidade, iniciada às 19h20, foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jabotá (PSB); e contou com a presença de numerosos parlamentares, que acompanharam os profissionais de imprensa na entrega da comenda.

O vereador Romerinho Jatobá fez a saudação inicial aos presentes e anunciou que “a Câmara Municipal do Recife concede o Prêmio de Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, tendo em vista o disposto na Resolução número 2.689, de 19 de março de 2019, por autoria da vereadora professora Ana Lúcia”. A mesa da solenidade foi composta pela vereadora Ana Lúcia; o pastor Cleiton Collins, deputado estadual; e Maria da Conceição Soares da Costa, irmã da jornalista Graça Araújo, que na solenidade representou a família. Logo em seguida, foi executado o Hino Nacional.

Discurso -  Romerinho Jatobá convidou a vereadora Ana Lúcia para fazer o seu discurso. Além de falar sobre a alegria de ser a autora da criação Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, a parlamentar falou da importância do jornalismo. “O jornalismo, nos regimes democráticos tem a função de fiscalizar os poderes públicos e privados e assegurar a transparência das relações políticas, econômicas e sociais. Isso inclui contribuir para que realidades sejam transformadas, para que haja menos injustiças e menos sofrimento para a população”.

Ela repetiu um ditado popular que assegura: “Informação é poder”. Ana Lúcia, também disse que quando pensou no prêmio, formulou uma  “homenagem singela, mas também para impactar e jamais esquecer o legado que Graça deixou”. Ana Lúcia disse que a homenagem passa a ser um decreto da casa e que a solenidade não ocorreu antes por causa da pandemia, razão pela qual esta foi a primeira reunião solene para entrega da comenda. Ao afirmar que informação é poder, Ana Lúcia lembrou que “para que  poder alcance todas as classes sociais, principalmente as que mais precisam, é preciso que o profissional de comunicação tenha essa consciência, esse desejo, e assuma esse compromisso”. Graça Araújo, afirmou, tinha essa lucidez.

A vereadora sublinhou, ainda, que a reunião solene tinha a perspectiva de ressaltar a importância do jornalismo e que foi com essa motivação que o prêmio foi criado. “O nosso desejo é que os profissionais de comunicação da nossa cidade nunca esqueçam os benefícios da busca constante pela excelência, e da importância de aliar humanidade ao profissionalismo”. Dentro desse princípio, Ana Lúcia observou que Graça Araújo foi, em vida, uma crítica da mediocridade. “E talvez seja impossível para qualquer pessoa com o mínimo de consciência, não ser tocada pela sua grandeza da sua história de vida e do seu exemplo”.

A vereadora também ressaltou que, num mundo onde é fácil ser diferenciado na teoria e na superficialidade, “Graça foi de verdade, foi gigante, e ao partir, repentinamente, precocemente, nos deixou um legado imensurável que nunca será esquecido nem deixará de ser valorizado”. E acrescentou que a grandeza do legado deixado pela jornalista “nos levam a refletir sobre o quanto de nós estamos empenhando nas causas que defendemos, no trabalho que desenvolvemos, nos espaços em que atuamos, e ainda, sobre o que deixaremos para os que virão depois de nós”.

Ana Lucia também falou da importância que teria o trabalho de uma jornalista como Graça Araújo, no atual momento de crise da sociedade. “Os bons exemplos, como o de Graça Araújo, podem transformar vidas, e ajudar a construir histórias de superação, nas quais pessoas improváveis alcançam o inimaginável, trazendo esperança para os que enfrentam circunstâncias parecidas, fazendo multiplicar possibilidades, e incentivando a luta pela realização de sonhos, pois os nossos sonhos muitas vezes motivam nossas ações, e determinam a direção dos passos”.

A vereadora parabenizou todos os profissionais de imprensa que estavam sendo homenageados com a comenda. “Parabéns por terem vivido todas as etapas que os trouxeram até aqui essa noite.  A vocês, profissionais de comunicação aqui presentes, não se deixem desumanizar, não desacreditem da importância do trabalho que realizam. Continuem, como Graça, colocando o melhor de si em tudo o que fizerem, pois é essa atitude que ajuda a trazer sentido às nossas trajetórias e às nossas vidas”, disse. Em seguida, agradeceu aos parlamentares que aprovaram o decreto que criou o prêmio.

Lista – Após o discurso da vereadora, foi exibido um vídeo no telão do plenário da Câmara Municipal. Foi um vídeo curto, uma narrativa contando a trajetória profissional de Graça Araújo, com depoimentos deixados pela jornalista. A entrega do prêmio foi coordenada pelos jornalistas e mestres de cerimônia Éden Pereira e Fábio Mendes, ambos do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal do Recife. Eles chamaram os vereadores pela ordem alfabética, e esses foram acompanhados pelos seus convidados.

A jornalista Bianka Carvalho foi uma das que falaram após o recebimento da comenda. Emocionada, ele disse: “Era minha amiga, foi minha chefe, uma pessoa correta. Um beijo, te amo para sempre”, afirmou. O colunista Jamildo Melo contou um fato pitoresco que Graça Araújo “era uma força da natureza” e disse que “ela era muito competitiva e não entrava em nada para perder”. O apresentador Ciro Bezerra lembrou que trabalhava com ela e eles tinham o hábito de deixar bilhetes um para o outro. O último bilhete deixado por Graça Araújo oi um beijo de batom. Outro apresentador que falou, Rhaldney Santos lembrou que trabalhou na bancada do TV Jornal Meio Dia, por dez anos, com Graça Araújo.

A senhora Maria Conceição Soares da Costa fez o discurso de agradecimento. “Eu não tenho muito mais a dizer sobre Graça, muito já foi dito, coisas bonitas. Só tenho a agradecer. Graça deve estar muito feliz onde está. E também quero dar os parabéns a todos vocês que foram homenageados. Mas quero deixar uma pequena reflexão: ‘O valor das coisas não está  no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Há há coisas inexplicáveis e pessoais incomparáveis como foi Graça. tenho a certeza de que vocês, que foram amigos dela, sabem do que estou falando. Não quero falar mais porque a emoção toma conta e vou chorar. Mas hoje não é dia de chorar. É dia de agradecer. Continuem firmes na batalha”.

O presidente da solenidade, vereador Romerinho Jatobá, parabenizou a vereadora Ana Lúcia pela iniciativa da entrega da comenda, além de cada vereador que aprovou o requerimento de criação do Prêmio. Ele lembrou que nos tempos atuais, “de fake news, de tanta desinformação, temos que homenagear e reconhecer quem faz o trabalho sério de divulgação da verdade”.

Romerinho Jabotá disse que hoje foi “um dia de festa aqui na Casa de José Mariano” e relatou que, pela manhã, entregou o título de Cidadão Recifense ao também jornalista Francisco José. “Foi um reconhecimento do trabalho que ele fez em prol do Recife. No seu discurso, Chico José contou histórias como a cobertura do primeiro desfile do Galo da Madrugada”.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, foi uma feliz coincidência fazer a entrega do título de manhã e à hoje entregar o prêmio a outros jornalistas. “Esse prêmio engrandece a casa do povo”. Em seguida, convidou todos para ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife, encerrando a reunião.

 

Lista dos homenageados

 

(Ao lado do nome da vereadora  ou do vereador está o do profissional que foi indicado e recebeu a comenda)

 

Vereadora ANA LÚCIA – Para MARIA GRACILANE ARAÚJO DA SILVA (GRAÇA ARAÚJO) IN MEMORIAM – No ato, representada pela irmã de Graça, MARIA CONCEIÇÃO SOARES DA COSTA

Vereador ADERALDO PINTO -  Para JAMIL CARLOS GOMES

ALCIDES CARDOSO - BIANKA  CARVALHO

ALCIDES TEIXEIRA NETO  - ARTHUR CUNHA

ALMIR FERNANDO  -  DANY AMORIM 

ANDREZA ROMERO - FELIPE PINHEIRO 

CHICO KIKO -  CLARISSA GÓES 

CIDA PEDROSA  - NATHÁLIA DIELÚ

DANI PORTELA  - FABIANA MORAES

DODUEL VARELA  - MEIRY LANUNCE

EDUARDO MARQUES  -  AQUILES LOPES 

ERIBERTO RAFAEL  - GILBERTO PRAZERES 

FABIANO FERRAZ  - JAMILDO MELO 

FELIPE ALECRIM  - ÉDEN PEREIRA 

FELIPE FRANCISMAR -  ALDO VILELA 

HÉLIO GUABIRABA  - CIRO BEZERRA 

IVAN MORAES -  DÉBORA  BRITTO

JOSELITO FERREIRA  - ANDRÉ ESTANISLAU 

 JÚNIOR TÉRCIO  - RHALDNEY SANTOS 

LIANA CIRNE  - NOELIA BRITO

LUIZ EUSTÁQUIO  -  VILLA  JÚNIOR

MICHELE COLLINS  -  PASTOR CLEITON COLLINS

NATÁLIA DE MENUDO  - RENATO BARROS

OSMAR RICARDO  -  KAROL  MATOS

PAULO MUNIZ  - ROBERTA JUNGMANN

RENATO ANTUNES  - IGOR  MACIEL 

ROMERINHO JATOBÁ  - ADHERVAL BARROS

SAMUEL SALAZAR  - RICARDO NOVELINO

TADEU CALHEIROS  -  MÁRIO LIMA 

ZÉ NETO  - MIRELLA MARTINS 

 

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

 

Em 05.05.2022