Renato Antunes critica Governo do Estado por desemprego e por publicações do Diário Oficial

O vereador Renato Antunes (PL) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (17) para tecer duas críticas ao Governo do Estado e ao governador Paulo Câmara (PSB). Durante a reunião plenária, ele repercutiu dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada e que revelam que Pernambuco ocupa a segunda pior posição no ranking do desemprego no País. No mesmo discurso, o parlamentar fez questionamentos sobre a legalidade de notícias publicadas no Diário Oficial de Pernambuco que promoveriam o nome do governador.

“Se o Brasil está a 11,1%, Pernambuco está com 17% de desemprego. Eu me pergunto o porquê desse índice tão alto, para uma gestão que se diz socialista, mas que não cuida do seu povo”, refletiu. “Pernambuco é, hoje, o Estado que em que há a maior dificuldade de se empreender. É mais fácil empreender na Paraíba e em Alagoas do que em Pernambuco. A Bahia também [possui altos índices de desemprego]: 17,6% de desemprego. E o que há em comum na Bahia e em Pernambuco? Ambos são comandados pela gestão PT-PSB, que há 20 anos comanda o nosso Estado”.

Ao tratar do problema das publicações no Diário Oficial, Antunes mostrou na tribuna exemplares com manchetes que trazem o nome de Paulo Câmara como titular das ações promovidas pelo Governo do Estado. “Mais do que propaganda, queremos ação. O governador Paulo Câmara está preocupado em fazer propaganda no Diário Oficial – quando, por exemplo, publica que ‘Paulo Câmara fortalece sistema estadual de saúde com repasse de R$ 222,5 milhões’. Eu me pergunto: o dinheiro é dele? Está na conta dele? Por que está no Diário Oficial que ‘Paulo Câmara investe mais de R$ 9 milhões do Plano de Retomada’?”

De acordo com o parlamentar, as publicações ferem a Constituição da República. “Isto que está em minhas mãos é crime eleitoral. É rasgar a nossa Constituição, quando ela diz que deve ser respeitado o princípio da impessoalidade e que é vedada a promoção pessoal de agentes públicos. O governador Paulo Câmara está fazendo propaganda com o Diário Oficial”.

Em 17.05.2025