Renato Antunes discute requerimento da Frente Parlamentar pela Renda Básica

Ao declarar que votaria favorável ao requerimento de número 6.611/2022, o líder da oposição na Casa, vereador Renato Antunes (PL), disse que a Câmara Municipal do Recife assumia o protagonismo ao propor uma medida que ajudará as pessoas que são vítimas das fortes chuvas que atingem a capital pernambucana. O requerimento, proposto pelo Frente Parlamentar pela Renda Básica, pede um auxilio municipal emergencial, a exemplo do AME Carnaval e São João, para beneficiar pessoas que estão enfrentando dificuldades neste momento de tragédia.

O requerimento, aprovado na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (31), fez indicação do pagamento de um auxílio ao prefeito João Campos e à secretária de Desenvolvimento Social, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna. “É um requerimento importante e por isso quero parabenizar o vereador Rinaldo Junior (PSB) pela mobilização que ele fez, no plenário desta casa, para aprová-lo. Mesmo assim, quero lembrar que hoje também foi feita uma tentativa de protocolo de outro requerimento, o de número 6.592/2022, para pagamento de um benefício que iria garantir uma renda básica, paga em três vezes, no valor de R$ 400”.

Esse outro requerimento, o de número 6.592/2022, foi o próprio vereador Renato Antunes quem estava articulando. “Nós já tínhamos conseguido as 14 assinaturas necessárias para a aprovação do requerimento. Mas, alguns vereadores que já tinham assinado, retiraram a assinatura e por isso não pode ser protocolado. Retiraram para apoiar esse novo requerimento, que tem o mesmo teor. Mas eu também o apoio porque, para mim, o mais importante não é quem apresente o requerimento, mas quem vai ser beneficiado. No caso, será o povo do Recife. Nosso problema, portanto, não é a vaidade, não é o ego”.

Segundo Renato Antunes, a Frente Parlamentar apresentou o requerimento sabendo de antemão que o prefeito João Campos irá aprová-lo. “Eu acho que esta Casa tem que ter o protagonismo sim e não esperar que a Prefeitura do Recife tenha sempre ação”, disse.

A vereadora Dani Portela (PSOL), que é integrante da Frente Parlamentar pela Renda Básica, pediu um aparte. Ela comentou que o colegiado se articulou para aprovar o requerimento de número 6.611/2022 porque “é importante que, neste momento de crise, haja uma unidade entre poderes” e que, para o Poder Legislativo, “a grande discussão que importa hoje é sabermos fazer um trabalho coletivamente e não individualmente. Nossa proposta é ser o mais coletivo possível”. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 31.05.2022.