Reunião pública na Câmara do Recife aborda a Semana da Enfermagem

Nos 12 e 20 de maio comemora-se, respectivamente, o Dia do Enfermeiro e o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem. No período que compreende essas datas, a Escola Técnica CEAPE celebra a 4ª Semana da Enfermagem com o tema: A Segurança do Paciente, na Atenção Primaria à Saúde. O vereador Zé Neto (PROS) fez questão de destacar a importância das categorias, promovendo uma reunião pública na Câmara Municipal do Recife. O evento contou com homenagens a profissionais de saúde e foi realizado no plenarinho da Casa, nesta sexta-feira (20).

Ao iniciar a audiência pública, o vereador Zé citou a importância que os futuros enfermeiros e técnicos têm para o fortalecimento da saúde. “Estamos ainda passando pelo tempo da pandemia, e os profissionais deram uma contribuição fundamental nesse momento tão adverso que a gente viveu e ficará registrado na história do mundo. Afinal, foi a maior pandemia vivida nos últimos séculos. Muitos de nós perdemos entes queridos. Desejo parabenizar todos e todas e sucesso nas suas atividades”.

O professor George Rodrigues, diretor geral do CEAPE, disse da satisfação em poder vivenciar a abertura da 4ª Semana da Enfermagem na Casa de José Mariano, e leu uma Carta da Enfermagem que está sendo lida também nas cidades de Petrolândia, Caruaru, entre outras. “Em tempos de pandemia a valorização do trabalho dos profissionais da saúde ganhou uma nova perspectiva, principalmente após a aprovação do piso Nacional da Enfermagem, aprovada pela Câmara dos Deputados o citado PL 2564/20. A  4ª Semana da Enfermagem, com o tema: A Segurança do Paciente, na Atenção Primária à Saúde, tem o foco no debater e conhecer as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Elas foram instituídas a partir de uma aliança global para eliminar ou diminuir, em todo o mundo, os riscos e não conformidades no atendimento médico e prestação de serviços de saúde”.

A presidente da Associação das Escolas Técnicas de Enfermagem (AETEPE), Maria do Carmo, ressaltou que eram dias valorosos para a Saúde e pontuou a importância da carreira profissional. “Vocês estão na linha de frente, estão de parabéns, e quero elogiar a atuação da Escola Técnica CEAPE. E não esqueçam de que quando acabar os dois anos de curso, não pendurem as chuteiras porque trabalho tem.  Muito obrigada pelo convite. Obrigada à Câmara e ao vereador Zé Neto”.      

Amsterdã Zairé, presidente do Conselho Escolar, pontuou ser uma honra dividir conhecimentos com os alunos e conclamou os estudantes a  desempenharem bem a futura profissão. “Quando estamos à frente de uma sala de aula, temos uma responsabilidade técnica e ética também.  Quando assumimos um plantão, é importante ressaltar o quão precioso é ter uma boa equipe técnica de enfermagem. Se não tivermos bons profissionais, eu não consigo levar o plantão adiante. Antes de dominar a prática, dominem a teoria. Quero ver meus alunos se destacando nos hospitais”.

Synésio Brandão, professor do curso Técnico de Enfermagem e funcionário do Coren-PE, citou que durante muito tempo os profissionais da Enfermagem foram vistos como ‘anjos’ e que ‘cuidam por amor’. “Mas a Enfermagem precisa ser reconhecida não só como aptidão, mas como Ciência, e a sociedade precisa enxergar esse aspecto”. Renata Albuquerque, coordenadora geral do Eixo Saúde, frisou que era preciso haver união na base profissional a ser construída na escola. Ela também agradeceu aos alunos e alunas “por terem me dado oportunidade de ser a coordenadora de vocês. Muito obrigada e parabéns”   

O vereador da cidade de Aliança, Luan Praxedes, disse da importância do envolvimento com o Legislativo, pois a missão do vereador tanto de Aliança, quanto aqui, no Recife, é a de levar proposituras à Casa que venham melhorar a condição de vida da população. “E é isso que estamos fazendo aqui hoje, evidenciando a Enfermagem como um papel não só de cuidar como o de levar à população o que há de melhor. A Enfermagem é além de uma técnica. Muitas vezes, temos a superlotação do SUS ou a falta de material correto e a Enfermagem improvisa. Mas improvisa para o certo. Nunca para o errado”.

Josy Ribeiro, professora do curso Técnico de Enfermagem, teceu agradecimentos ao vereador Zé Neto, à Escola Técnica CEAPE e destacou a qualificação na profissão da Enfermagem. “Agradeço também aos professores homenageados nessa reunião pública e vamos em frente concluir o curso e galgar mais desafios”.  

Após a Mesa concluir as falas, houve uma apresentação da palestrante Marla Botelho, Enfermeira da Educação Continuada do Hospital Miguel Arraes. A profissional abordou temas como Riscos de Danos e trouxe dados alarmantes. “Três brasileiros morrem a cada cinco minutos por Eventos Adversos (EAS), que são danos causados por profissionais. Os EAs matam mais que acidentes de trânsito, câncer, latrocínio e homicídio. Isso gera R$ 10,9 bilhões de gastos para os cofres públicos que deveriam ser desviados para outros setores. Os incidentes mais comuns são erros de medicamentos, diagnósticos errados e falta de organização no serviço”.      

Outro assunto destacado pela enfermeira foi em relação às Metas Internacionais de Segurança aos Pacientes. “Seriam a de identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de Saúde; melhorar a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; reduzir o risco de quedas e prevenir úlceras por pressão”.

Marla Botelho citou também a forma de como atender o paciente e deixou uma mensagem positiva aos estudantes presentes no plenarinho. “Nunca utilize idade, gênero ou diagnóstico para identificar o paciente. ‘Aquela menina’, ‘o menino’, ‘a do fêmur’, não façam isso. A Comunicação verbal é extremamente valorosa e você tem que transmitir informações. Ser claro, objetivo e observar se a pessoa entendeu o que foi falado. Você vai ser uma peça-chave para mudar a história do paciente em seus procedimentos. Tenham fé, amor e humildade”.

Em 20.05.2022