Rinaldo Junior debate e aprova criação da Semana Municipal do Assistente Social

Ao debater o projeto de lei Ordinária (PLO) número 75/2022, de sua autoria, o vereador Rinaldo Junior (PSB) disse que “a palavra-chave deste momento é acolhimento”, pois entende que ela define o trabalho realizado pelos profissionais da assistência social. O PLO foi aprovado em segunda discussão na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (10), e agora seguirá para sanção do prefeito João Campos.

O projeto de lei 75/2022 institui, no Calendário Oficial de Eventos do município do Recife, a “Semana Municipal do Assistente Social”. O vereador Rinaldo Junior sublinhou que “o destino quis que a votação desta matéria ocorresse na reunião de hoje, coincidindo com a data que proponho ser a abertura da Semana do Assistente Social. Ela deverá ocorrer sempre na segunda semana de maio. É neste período que pedimos a realização de eventos para fortalecer essa categoria”, disse.

Rinaldo Junior lembrou que a assistência social é uma das categorias mais antigas do Brasil, tendo sido criada por força da Lei Federal 3.252, de 27 de agosto de 1957. “Esses profissionais são os responsáveis por assegurar o bem-estar social. Sou um entusiasta desta classe. Nesta pandemia de covid-19, inclusive, eles mostraram o quanto são fundamentais e responsáveis”, disse. O parlamentar acrescentou que o assistente social “faz a diferença no momento em que o cidadão está mais vulnerável”.

Através do PLO 75/2022, o vereador disse que registra a sua admiração pelo profissional da assistência social. “Esta é uma forma que quero registrar o nosso posicionamento. Temos um trabalho com esta categoria, que é forte, e que entendemos deveria estar presente nas equipes da rede municipal escolar”. Rinaldo Junior disse também que a categoria é formada por 180 mil pessoas no País e que essas “precisam ser ouvidas”. O vereador ressaltou, ainda, que o assistente social “é múltiplo e que tem papel fundamental inclusive na Defesa Civil”.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) pediu um aparte. Ela parabenizou Rinaldo Junior pela iniciativa. “O PL 75/2022 fala de profissionais que atuam em vários lugares, inclusive nos hospitais. São eles que dialogam com famílias em momento mais difícil, enquanto a classe médica está envolvida com outras tarefas”. Ana Lúcia acrescentou que são os assistentes sociais que “acompanham e conhecem de perto a realidade daqueles que precisam do acolhimento do poder público”.

Em 10.05.2022.