Rinaldo Junior ressalta atuação da Prefeitura no socorro às vítimas do incêndio nas palafitas

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (10), o vereador Rinaldo Junior (PSB) defendeu a atuação da Prefeitura do Recife na prestação de serviços às famílias moradoras das palafitas no Beco do Sururu, no Pina, Zona Sul, que foram atingidas por um incêndio na última sexta-feira (6). "O nosso governo esteve presente lado a lado no momento oportuno, estava socorrendo as famílias", disse, em resposta ao vereador Alcides Cardoso (PSDB).

Na ocasião, Rinaldo Junior criticou o programa de habitação do Governo Federal. "Faço questão de falar números que o governo que o vereador que atacou a nossa gestão apoia, o governo Bolsonaro, e não seria diferente dizer que ele é um eleitor ferrenho e defensor da política de habitação do governo Bolsonaro, política essa que não existe. O governo bolsonarista anunciou um programa falacioso chamado 'Casa Verde e Amarela', e se gabou que entregou mais de 26 mil casas no Brasil, esquecendo que o Brasil tem 5.628 mil municípios, dando uma média de 21 casas por município no País". 

O parlamentar ressaltou, ainda, a responsabilidade dos representantes do povo em ajudar as pessoas que precisam. "Todos nós temos uma responsabilidade grande, seja de direita, esquerda, centro. A gente não pode deixar aquelas pessoas sofrerem. Nós, como parlamentares, estamos falhando, porque quem está lá quer saber o que estamos fazendo. Tenho certeza que a política habitacional do nosso País tem jeito e vai voltar a ter jeito. A faixa 1 vai voltar a ter direito à contratação de novas casas, direito à moradia digna, mas hoje é momento de ir lá ver a dor dessas famílias", salientou. 

Grande Expediente – Rinaldo Junior voltou a subir à tribuna para tratar do assunto no Grande Expediente, período da reunião plenária dedicado a debates mais longos, de até 15 minutos. Ele continuou a responder comentários feitos pelo vereador Alcides Cardoso ao longo da reunião.

“As palafitas não começaram a existir nas gestões do PT e do PSB. Vossa Excelência é muito próximo do ex-prefeito Gustavo Krause (União). Não sei se já perguntou o motivo pelo qual as palafitas já existiam [em seu governo]. Se já perguntou a [o deputado federal, ex-prefeito e ex-governador] Roberto Magalhães (União). Todos do seu grupo político, que ficou no poder por muito tempo e que é o reflexo do governo Bolsonaro”, salientou o vereador.

A responsabilidade do atual Governo Federal pelo desmonte das políticas habitacionais foi um ponto de destaque do pronunciamento de Rinaldo Junior. “Vossa Excelência tem uma excelente assessoria e deve entender que os repasses do Governo Federal dos últimos governos, depois do golpe [impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT)], foram zero. Nenhum prefeito consegue fazer habitacional sem a contrapartida do Governo Federal. Aliás, nenhum fez. Os últimos habitacionais, do governo João Paulo (PT), foi justamente com o governo Lula”.

Em aparte, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) se juntou ao debate. Ela frisou a necessidade de repasses federais para a que os municípios possam realizar políticas no setor habitacional. “Não é um déficit de um ou dois anos. Estamos falando de um problema estrutural que vem desde os anos 1950, quando o campo veio morar na cidade, e a cidade não tinha condições de fornecer moradia a todas as pessoas. Foram sendo criadas as favelas e casas irregulares. Politizar aquele incêndio é colocar o dedo na ferida daquelas pessoas. O desafio é buscar recursos do Governo Federal para implementar uma política habitacional, porque o município não consegue bancar com recursos próprios”.

Alcides Cardoso também se pronunciou em aparte a Rinaldo Junior. Ele se defendeu das acusações de que estaria ‘politizando’ o incêndio nas palafitas da Bacia do Pina e enalteceu as personalidades citadas pelo colega em seu discurso. “No dia 3 de novembro do ano passado, pedi em requerimento que aquelas pessoas fossem colocadas em habitacionais. Fiquei muito triste [com o incêndio]”, disse. “Quando ando por Brasília Teimosa, doutor Gustavo Krause é exaltado. Lá tem vários habitacionais entregues por ele. Tenho orgulho de estar ao lado dele. Estamos falando da atualidade”.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) afirmou que os vereadores têm cobrado, sim, melhorias pelo direito à moradia. "Muitas vezes, as pessoas acham que as coisas começaram agora. Esta discussão começou há muito tempo. As coisas foram caminhando. Só na Zona Norte, foram construídos uns dez habitacionais pelo PT. E não foi construído mais porque, infelizmente, deram um golpe em Dilma. A imprensa também é culpada, porque ninguém debate no dia a dia. Só divulgam quando acontece um incêndio. Daqui a dois dias, vão esquecer que existem palafitas".

Em 10.05.2022