Alcides Cardoso diz que desastres naturais se tornarão mais frequentes
Na ocasião, o vereador pediu ação efetiva do Poder Público nas áreas de risco, além de outras iniciativas destinadas a repensar a cidade e a sua relação com a natureza. "Em 2019, o prefeito Geraldo Julio publicou um decreto que reconheceu a emergência climática e lançou o Plano de Adaptação do município, mas constatamos que nada avançou. A tragédia anunciada ocorrida no nosso município e a falta de prioridade na execução do orçamento nas áreas de risco são apenas dois exemplos disso", disse.
De acordo com Alcides Cardoso, um relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas da ONU mostrou que Recife é a 16ª cidade mais ameaçada no mundo pelas mudanças climáticas. "Um dos pontos levantados por esses especialistas é o fato de que, ironicamente, a nossa Veneza Brasileira deu as costas para os rios que a cortam. E o Rio Capibaribe é o maior símbolo desse descaso. Esquecido pelo Poder Público, o Capibaribe, que encantou João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira e tantos outros poetas, está extremamente poluído", afirmou.
Ele disse, ainda, que "ações pontuais são apenas paliativos que não resolvem os graves problemas enfrentados pelo rio como o impacto sofrido pela carência de uma total cobertura do saneamento e do tratamento de esgoto da nossa cidade. O Capibaribe não pode continuar esquecido", alertou.
Clique aqui e assista a matéria TV Câmara do Recife.
Em 21.06.2022