Ana Lúcia enfatiza pedidos para execução de serviços pela Emlurb e faz apelo ao Grande Recife
A vereadora Ana Lúcia ressaltou que o requerimento nº 6919/2022 dirige apelo ao presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte para providenciar uma linha de micro-ônibus complementar para realizar o percurso no centro de Casa Amarela, no açude em Apipucos e no Alto do Mandu com retorno em Casa Amarela. De acordo com a parlamentar, a população vem se queixando e muitas pessoas estão com dificuldades até para sair de casa. “Sabemos que é uma necessidade emergente. Não tem ônibus suficiente. Essa é uma prestação de serviço muito importante. Não conseguimos, em nossa cidade, visualizar um ônibus que não esteja lotado, com elevador disponível. E ainda por cima tem aumento. Tem idosos dessa região que pedem ao vizinho para comprar pão. As pessoas dependem desses transportes complementares”.
Já o requerimento número 6976/2022 dirige apelo ao presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte para a retomada da confecção e da disponibilização das carteiras de Livre Acesso para os idosos, Cartão Vem Idoso, suspensas em decorrência da pandemia da covid-19. “As famílias estão sem acesso à confecção do cartão do idoso desde o início da pandemia e o Grande Recife determinou que não confeccionaria o cartão e até hoje está sem fazê-lo. A população idosa que já tem inúmeras dificuldades, está sem o direito de usar o transporte público. Esse cartão Vem Idoso dá direitos a realizar 8 viagens por dia. Eles precisam ir ao médico, buscar medicação, fazer exercício ou visitar um familiar. Isso é um absurdo. Tenho certeza de que não é por falta de dinheiro. É falta de compromisso em cumprir a legislação que existe. Desrespeitar idoso é crime e o Grande Recife Consórcio já deveria ter sido punido por isso”.
As demais proposições, segundo Ana Lúcia, referem-se a serviços para a Emlurb realizar como a desobstrução de esgoto na rua Carlos Borromeu, no bairro da Encruzilhada. “A água adentrou nos carros e os moradores acabaram abandonando os veículos. Infelizmente é uma situação muito difícil dos que residem ali”. Já o requerimento 6967/2022 solicita reformas estruturais na Creche Municipal Mardônio Coelho, no Vasco da Gama. “A creche precisa ter um olhar especial sobretudo agora nesse momento de chuva onde ocorrem muitas infiltrações”, observou a parlamentar
No aparte, Marco Aurélio Filho (PRTB) disse que a população tem sofrido bastante no Alto do Mandu e as pessoas precisam desse atendimento por parte do Grande Recife. “Que o Grande Recife Consórcio faça um bom serviço e que ele seja, no mínimo, exequível. Coloco-me à disposição para ir ao órgão e reforçar essas demandas”.
O vereador Osmar Ricardo (PT) concordou com as solicitações de Ana Lúcia e pediu que o Grande Recife tivesse um outro olhar em relação às necessidades da população que já vem enfrentando outros problemas como a superlotação. “Que volte a meia passagem aos feriados e domingos para que o povo possa sair de casa. Colocar ar-condicionado também é outra questão que, inclusive, foi votada na Câmara. Que o Grande Recife respeite as leis votadas nessa Casa. Parabenizo Ana Lúcia que está fazendo o papel de fiscalizadora do poder público e de informar ao povo o que está acontecendo”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 14.06.2022