Ana Lúcia pede medidas de apoio a servidores públicos atingidos pelas chuvas
Ao tratar da antecipação de 50% do 13º salário dos servidores já na folha de pagamento do mês de junho, Ana Lúcia lembrou que esses trabalhadores não poderão usufruir da assistência fornecida ao restante da população atingida pelas chuvas. O pedido consta no requerimento nº 7133/2022. “Muitos dos nossos servidores, que não se enquadram no CadÚnico, não terão o direito ao auxílio emergencial. E eles tiveram suas casas invadidas pelas águas. Tiveram perdas de eletrodomésticos e outras perdas dentro dos seus imóveis. Precisam, com urgência, de uma injeção de dinheiro para tentar organizar as suas moradias”.
O requerimento nº 7138/2022 solicita que a Prefeitura firme parcerias com a iniciativa privada para conseguir descontos e opção de pagamento consignado em folha para que os servidores possam repor móveis e eletrodomésticos perdidos nas inundações. Ela lembrou que, como servidora pública, foi beneficiada por uma iniciativa semelhante no passado. “Esta professora que fala nesta tribuna também teve a sua casa invadida por fortes chuvas, quando morávamos em Olinda, em virtude das obras do canal Fragoso”, relatou. “E, naquela ocasião, contamos com essa linha de crédito consignado em folha, com juros baixos. Isso é importante para o servidor. Tenho certeza de que os empresários não terão dificuldades em firmar essa parceria”.
Já o requerimento nº 7159/2022 trata da ampliação da margem financeira para empréstimo de servidores públicos. “Todo servidor tem uma margem financeira, dentro da sua folha salarial, para fazer empréstimos. Mas não é difícil que ele já tenha atingido essa margem, porque sempre se necessita dela. Neste momento, muitos deles precisam de novos empréstimos, mas estão no limite”.
Por fim, o requerimento nº 7165/2022 indica a possibilidade de parceria com a Caixa Econômica Federal para viabilizar uma linha de crédito específica para a realização de reformas. “Que a Caixa possa, firmando parceria com a Prefeitura, atender os servidores neste momento, para que eles possam fazer reformas e intervenções daqueles imóveis que têm condições de serem retomados para moradia”.
Em aparte, o vereador Osmar Ricardo (PT) elogiou as proposições da colega. Ele repercutiu, ainda, a tramitação de o requerimento nº 7113/2022, de sua autoria, que apela ao Consórcio Nordeste para que articule com o Governo Federal a isenção da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que incide sobre eletrodomésticos. “Isso é importantíssimo para o servidor e para quem, de fato, está precisando. É importante nesta Casa Legislativa, uma Casa do povo, termos a sabedoria de estar sempre falando em defesa do povo”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 20.06.2022