Ana Lúcia pede votos de aplauso a médicos ligados ao tratamento da esclerodermia

A Câmara do Recife concedeu nesta segunda-feira (27) votos de aplausos à médica Andréa Dantas e ao médico Ricardo Bandeira Filho. Ligados ao tratamento da esclerodermia, os profissionais foram enaltecidos na tribuna da Casa pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), autora dos requerimentos nº 7453/2022 e nº 7455/2022, que pedem as homenagens.

Ao plenário, a vereadora teceu uma explicação sobre a esclerodermia, doença rara autoimune que afeta principalmente a pele, mas que pode prejudicar outros órgãos e tecidos. “É uma doença ainda pouco desconhecida, mas terrível. A cada cinco pessoas que acomete, quatro são mulheres. Nessa conjuntura, quando se faz o diagnóstico precoce dessa doença, a vida desses pacientes se torna uma luta contra a doença, contra o desconhecimento e pela ausência de políticas públicas que os acolham”.

De acordo com ela, o trabalho de Andréa Dantas e Ricardo Bandeira Filho é dedicado a suprir essa lacuna de cuidados. Dantas, que é professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, preceptora do programa de residência em reumatologia e cordenadora do ambulatório de esclerose sistêmica do Hospital das Clínicas, participando ainda de pesquisas em imunorreumatologia e imunomodulação. Já Bandeira Filho é especialista em fibrose pulmonar, que costuma acometer pessoas com esclerodermia, e desenvolve pesquisa para a esclerose sistêmica.

“Esses dois médicos se juntam a esses pacientes na luta para que mais e mais pessoas conheçam essas doenças e as Casas Legislativas possam traçar políticas públicas”, afirmou. “São profissionais que estudam para trazer mais oportunidades de tratamento e um pouco mais de qualidade de vida para os pacientes. São verdadeiros heróis da saúde”.

Em 27.06.2022