Câmara concede Título de Cidadão a futebolista Danny Morais

O ex-zagueiro e comentarista esportivo gaúcho Danny Morais é o mais novo Cidadão do Recife. O Título foi concedido nesta quinta-feira (9), em reunião solene promovida na Câmara Municipal por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB). A cerimônia, presidida pelo primeiro-secretário da Casa, o vereador Eriberto Rafael (PP), contou com a presença de amigos, familiares e autoridades ligadas ao setor do esporte.

No discurso da homenagem, Hélio Guabiraba enalteceu a trajetória de Danny Morais. Nascido em Porto Alegre (RS), o futebolista atuou em clubes de renome brasileiros como Botafogo, Bahia, Chapecoense e Internacional, com o qual foi campeão da Copa Sul-Americana. Em Pernambuco, marcou presença por seis temporadas no Santa Cruz Futebol Clube, vencendo o campeonato estadual por duas vezes e levantando a taça da Copa do Nordeste. No exterior, foi zagueiro em times da Arábia Saudita e da Coreia do Sul.

“Em 2016, encerrou a carreira em meu time do coração, o Santa Cruz, onde levantou a taça da Copa do Nordeste, uma das mais importantes da história do clube”, disse Guabiraba no pronunciamento. “Danny contribuiu e muito elevar o futebol do nosso Estado e da nossa cidade e merece esse reconhecimento”.

A atuação de Danny Morais como comentarista e fomentador do esporte também foi enaltecida pelo parlamentar. “Mesmo depois de encerrar a carreira como jogador, Danny Morais continua destacando o futebol pernambucano, agora como comentarista esportivo na TV Globo Recife e atuando pelos canais Globo, SporTV e Premiere”, relatou. “Além de toda essa trajetória, Danny continua exercendo uma importante missão social defendendo a importância do esporte como ferramenta para transformar vidas. Ele tem sido convidado para palestras e tem se dedicado a projetos sociais”.

Hélio Guabiraba não deixou de dar um depoimento pessoal sobre a sua história como torcedor do Santa Cruz. “No Santa Cruz eu criei meus filhos, que hoje têm 30 e 34 anos. Em especial, no Arruda. Lá, eu aprendi a gostar daquele time como da minha família, pela dedicação e determinação que eu vinha em campo de cada atleta”.

Novo recifense - A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PP), que formou a mesa com o vereador Hélio Guabiraba; o homenageado, Danny Bittencourt Morais; o vice- presidente da liga nordeste de futebol Constatino Barbosa Júnior;  o presidente do Sindicato dos Atletas de Pernambuco, Ramon Ramos; e o empresário pernambucano, Osmar Basso.

Após o discurso, o vereador Hélio Guabiraba fez a entrega do título de Cidadão do Recife, composto por um diploma e uma medalha, ao homenageado. Em extensão à homenagem, a esposa do vereador, Darlene Sales, fez a entrega de um ramalhete de flores à esposa de Danny Bittencout Morais, Gabriela Schifino Azevedo. Na sequência, o mais novo cidadão recifense ocupou a tribuna e fez suas colocações. Ele agradeceu pela presença de todos, assim como aos vereadores que aprovaram o requerimento de Hélio Guabiraba, que lhe concedeu o título. “É uma honra, para mim, receber este título”. O ex-jogador lembrou que  chegou ao Recife em 2015 e antes de vir, relutou um pouco, pois não sabia o que esperar. “Eu nunca tinha jogado na Segunda Divisão do Brasileiro, mas aceitei o desafio. Tive dois anos muito felizes e vitoriosos de minha vida. Guardei o Recife com carinho”.

Danny Morais disse também que, por escolha própria, foi viver  “uma aventura” na Coreia do Sul com a família. Ficou no país até 2018, quando retornou para o Brasil. “Quando voltei, eu tive oportunidade de ir para outros lugares, que seriam até mais interessantes do ponto de vista desportivo. Dessa vez, conversei com minha esposa e ela me orientou a voltar para o Recife. Confesso a vocês que, pela primeira vez, fiz minha escolha pela felicidade e não pelo dinheiro. E quando falo felicidades, não é só a minha, mas também dos meus filhos”. Danny Morais contou que o seu filho mais velho, de nove anos, já morou em sete lugares. “Mas somente nesta cidade é que ele fez amizades. E essa foi uma das coisas que me fez voltar”.

Desportivamente falando, segundo ele relatou, passaram-se quatro anos difíceis. “Mas isso só aumentou o meu comprometimento com o clube e com esta cidade. Hoje, posso dizer que a minha maior conquista no futebol foi ser reconhecido como pessoa, como alguém que influencia, como pai de família que tem princípios e valores. Algo que não é fácil neste mundo do futebol. Meu maior motivo de orgulho foi ter escolhido voltar e permanecer aqui, mesmo tendo parado de jogar. Agora, estou vivendo um novo desafio profissional, mas faço com carinho e estou satisfeito com as escolhas que já fiz”.

Antes de encerrar a reunião, o presidente da solenidade, vereador Eriberto Rafael, reconheceu a sensibilidade do vereador Hélio Guabiraba de ter reconhecido a pessoa e o jogador Danny Morias, como merecedor do título de Cidadão do Recife. “Nossas raízes, como recifenses, são de um povo aguerrido e de altivez. Pelo seu perfil talvez você tenha se identificado nessas qualidades. Reconheço o seu papel de influenciador de jovens, a seriedade profissional e a responsabilidade social”. Em seguida, Eriberto Rafael convidou o vice- presidente da Liga Nordeste de Futebol, Constatino Barbosa Júnior, para fazer uma homenagem a Danny Morais. “Ele sempre preservou o amor pelo clube, o respeito pelos profissionais e a preocupação para com os funcionários mais humildes”, disse. No final, Eriberto Rafael convidou a todos os presentes para que, de pé, ouvissem e acompanhassem o Hino da Cidade do Recife, encerrando a presente reunião solene.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 09.06.2022.