Câmara concede Título de Cidadão a Graham Tidey, cônsul-geral do Reino Unido no Recife
Na cerimônia, estiveram presentes membros do setor jurídico, das relações internacionais e da comunidade britânica do Recife. Além de Graham Tidey, Romerinho Jatobá e Michele Collins, compuseram a mesa de honra as advogadas Daniela Janguiê e Emília Queiroz, o secretário-executivo de Relações Internacionais de Pernambuco, Gilberto Freire Neto, e o pastor Ian Meldrum, da Igreja Anglicana no Brasil.
Em seu discurso na tribuna, Collins fez um retrospecto da carreira do novo cidadão. Residente no Brasil desde 2012, Graham Tidey foi nomeado cônsul-geral do Reino Unido no Recife em 2015. “O cônsul vem desenvolvendo um inestimável trabalho de fortalecimento das relações entre o Recife e o Reino Unido, nas áreas econômica, educacional, social, cultural, entre outras. Presta, também, assistência consular aos britânicos que moram e visitam a nossa cidade”.
Aumento na concessão de bolsas de estudos para nordestinos, celebração de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras, e mobilização para a realização de estudos e investimentos no município estão entre as ações promovidas pelo cônsul-geral salientadas pela vereadora. “Podemos afirmar que você faz jus a esta distinção, pela competência, retidão e dinamismo. Receba, meu prezado e estimado cônsul, os nossos cumprimentos e a nossa imensa satisfação de ter aprovada, por unanimidade, a concessão de uma das honrarias mais importantes do nosso legislativo municipal”.
Após a entrega do Título e da Medalha de Cidadão do Recife, foi exibido no plenário da Câmara um vídeo em homenagem ao cônsul. Em seguida, a cantora gospel Lohanne Collins realizou uma apresentação musical na tribuna.
Ao se pronunciar ao plenário, Graham Tidey contou a história de sua relação com a cidade em que vive, onde se casou e teve dois filhos. “Às vezes, eu me acho mais recifense que muito dos meus amigos do Recife. Porque, através do meu emprego, eu conheço muitas partes da cidade que quem mora aqui talvez não conheça. Uma das partes do meu trabalho que eu mais gosto é trazer verbas e fazer projetos em prol da cidade”.
A luta para destinar recursos para a capital pernambucana foi um dos pontos de destaque de seu relato. “Em total, creio que fui gestor de projetos de mais de £$ 1 milhão para o Recife: para as UPAs da cidade, para reduzir as dificuldades do transporte urbano, para defender o voto feminino e negro da alienação da democracia. Foram vários projetos para crianças, para a juventude, e para todas as partes da cidade. E, com isso, aprendi muito sobre o Recife e, com cada coisa que aprendi, só tive vontade de fazer mais”.
Ao encerrar a reunião solene, o presidente Romerinho Jatobá frisou os méritos do homenageado e falou da importância da continuidade do trabalho desempenhado pelo cônsul. “Esta honraria não se dá pelo cargo que a pessoa ocupa, mas pela representatividade que a pessoa tem na nossa cidade. É um reconhecimento pela sua dedicação, por sua trajetória de quem quer ver o Recife melhor, mais justo e mais humano. A partir de agora, como Cidadão do Recife declarado, que você possa carregar ainda mais essa responsabilidade, lutando por seus irmãos e por seu povo”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 29.06.2022