Câmara do Recife homenageia o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco

Coragem, empatia, dever institucional e ajuda ao povo. Palavras que descrevem a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e foram ditas na homenagem prestada pela Câmara Municipal do Recife à corporação. A reunião solene foi realizada nesta quarta-feira (29), por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC) e presidida pelo vereador Renato Antunes (PSC). O evento contou com a apresentação de um vídeo institucional da atuação dos bombeiros nas fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife e também com a entrada, no plenário, dos cães de busca e salvamento.

Além dos vereadores, compuseram a Mesa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Rogério Antônio Coutinho da Costa; o representante do Comando Militar do Nordeste (CMNE), major Chaves, e a primeira- tenente Nágila Alexandrino da Silva, que representou a Capitania dos Portos, 

Autor da proposição, o vereador Felipe Alecrim destacou a importância da homenagem, considerada por ele como merecida e necessária  por simbolizar o agradecimento, não só da Câmara Municipal, mas do povo recifense e pernambucano. Ele observou que o reconhecimento "não é apenas pelo que vocês fizeram na maior tragédia do século em Pernambuco, mas por tudo o que vocês realizam no dia a dia com coragem e com o propósito de salvar vidas", afirmou. O parlamentar destacou o trabalho realizado no socorro em decorrência de acidentes, prevenções e combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalar, ações de salvamento e socorro público, entre outras atividades essenciais para a sociedade.

"Meu maior desejo seria que essa solenidade, se traduzisse também em melhores condições de trabalho, numa melhor condição salarial para toda a corporação. Se traduzisse em investimentos para que todos vocês pudessem ter mais dignidade em seus trabalhos e também nos seus lares com as vossas famílias", destacou o vereador. "Não deveria  ser necessário passar por uma tormenta, viver o caos, resgatar nessa tragédia mais de mil e cem pessoas de áreas inundadas, para que vocês fossem reconhecidos. Porque, diariamente, nas mais diversas ocorrências e chamados, vocês se fazem heróis. Mas, ainda assim, não poderíamos deixar de agradecê-los".

Felipe Alecrim aproveitou a ocasião para tecer críticas ao governo do Estado em relação aos recursos investidos no Corpo de Bombeiros. De acordo com ele, no ano passado foram arrecadados pelo Estado cerca de R$ 170 milhões de reais em taxas, mas foram  investidos na corporação menos de 1% deste valor. O vereador ressaltou que um corpo de bombeiros bem equipado representa uma resposta rápida e eficiente frente aos cenários de calamidade. Ele lembrou, ainda, que o Dia Nacional dos Bombeiros será celebrado no próximo dia 2 de julho, e aproveitou para parabenizar novamente todos que representam a instituição. 

Em seguida, um vídeo institucional mostrou trabalhos realizados no socorro às vítimas das chuvas. Então, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Rogério Antônio Coutinho da Costa, ocupou a tribuna e destacou a atuação da corporação. "Foi a maior tragédia que a Região Metropolitana do Recife viveu na sua história recente. E só para comparação, a cheia de 1975, que ainda está na memória de muitos recifenses e atingiu 80% da área do nosso Recife, teve 107 óbitos. A atual teve 129 óbitos, dos quais 95 foram diretamente resgatados e recuperados pela nossa corporação". O comandante pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das chuvas .

Ele também lembrou que os trabalhos foram intensos naqueles dias e relatou outras entidades envolvidas nas ações de defesa civil, como a Polícia Científica, a Codecipe, o Instituto Médico Legal (IML), a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) que resgatou pessoas ilhadas, a Marinha e o Exército. Ressaltou a ajuda oferecida pelo LigaBom, que é o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil. "Todos os comandantes dos Corpos de Bombeiros do País ligaram para mim". 

 "Foram mais de 2.500 vidas salvas, mais de mil bombeiros militares de Pernambuco que atuaram nesse evento, com 172 viaturas, 37 embarcações, além de equipamentos diversos". O comandante relacionou que corporações de outros Estados trabalharam aqui. "Gostaria de agradecer aos onze Estados que nos ajudaram: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Tocantins e Goiás, que disponibilizaram 85 dos seus melhores quadros, que vieram para cá com 21 cães de salvamento". 

O coronel Rogério Antônio Coutinho da Costa prestou um reconhecimento também às pessoas que contribuíram com os trabalhos do Corpo de Bombeiros. Ele contou diversas histórias tocantes sobre a solidariedade da população. Disse que mesmo pessoas que foram atingidas se preocuparam em ajudar e tornaram àqueles dias menos difíceis. Ele lembrou de Dona Aparecida, uma moradora de Camaragibe, que fez da sua casa um abrigo para a corporação que estava atuando num deslizamento de barreiras que resultou em mortes. "Quando chegamos em Camaragibe, no local onde houve o deslizamento, não tinha condições de entrar nada e até a montagem do posto estava difícil porque ainda continuava com risco de desmoronamento. Dona Cida abriu a casa dela e disse que os bombeiros iam ficar lá", afirmou.

"Essa ajuda da população deixou o nosso trabalho menos penoso e traumático, porque foi difícil. Mas saíamos dos locais revigorados". Ao finalizar o discurso, ele ressaltou o compromisso institucional: "O Corpo de Bombeiros não vai abandonar ninguém.  Há um lema em nosso curso que diz "o Corpo de Bombeiros não vai deixar ninguém para atrás", assegurou. 

Antes de encerrar a solenidade, o vereador Renato Antunes contou ter ido ao Jardim Monteverde, no Ibura, Zona Sul da cidade, onde também houve deslizamento de barreira, e viu de perto a atuação da corporação. "Suas palavras [cel Coutinho] retratam com riqueza de detalhes o que foram esses seis dias de operação. Foram seis dias de uma força integrada de Bombeiro, Polícia Militar, Exército. Fico muito feliz quando o senhor cita Dona Cida, Dona Maria, Seu Antônio, Seu José, tantos pernambucanos e pernambucanas anônimos que se doaram e se desprenderam para ajudar".  

A Banda do Corpo de Bombeiros executou várias músicas durante a solenidade.

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.06.2022