Cida Pedrosa aprova requerimento para criar fórum de emergência climática

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu em bloco três requerimentos de sua autoria, que foram aprovados, na reunião plenária híbrida da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (6). Um deles é o de número 6523/2022, dirigindo apelo ao governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, para que seja criado um fórum metropolitano de emergência climática no Estado.

“Precisamos estar atentos e fortes a esta questão, pois o Recife está entre as 16 cidades mais vulneráveis do mundo aos efeitos climáticos”, afirmou. A vereadora acrescentou que o requerimento representa, também, um apelo para que o prefeito do Recife possa construir e liderar o fórum metropolitano. “A questão climática é permanente. Esses adventos da emergência climática são preocupantes. O Recife é uma cidade que já tem esse decreto de emergência climática, de 2019, mas todas as vezes que temos desastres como o que ocorreu, eles não atingem somente esta cidade”.

Ao pedir um aparte, a vereadora Liana Cirne (PT) reconheceu a necessidade apontada pela vereadora Cida Pedrosa. “Afinal, os danos materiais não reconhecem fronteira territorial. Fico feliz com esse requerimento, pois temos um relatório de PCC prevendo o aumento de temperatura na região em 1.5º. Temos apenas oito anos para atuarmos efetivamente e evitar que parte da cidade seja tomada pelo aumento do nível do mar. É um prazo curto e um dado preocupante”, disse.

Os outros dois requerimentos debatidos e aprovados pela vereadora são: o de número 6515/2022, dirigindo apelo ao governador Paulo Câmara para que sejam prorrogados os prazos dos editais Funcultura vigentes, dada à situação de emergência em razão dos impactos das fortes chuvas que atingiram diversas cidades do Estado de Pernambuco. E o requerimento 6572/2022, dirigindo indicação ao prefeito João Campos, para que sejam mantidas as festividades do Ciclo Junino 2022.

“É bom estarmos discutindo aqui requerimentos que já foram atendidos pela sensibilidade do governador e do prefeito”, sublinhou. Ela lembrou que ambos os gestores já tomaram decisões nesse sentido e agradeceu aos dois pelas iniciativas. “Aproveito para lembrar que nós tivemos reunião pública para discutir os festejos juninos, que contou com a participação de 100 pessoas presencialmente, na semana passada; outras 100 se fizeram presentes pela plataforma Zoom e mais de 150 no Youtube. Foi uma reunião que contou com a presença de vários vereadores e vereadoras. Depois, falamos com o secretário de Cultura, Ricardo Mello, e ele se comprometeu que teremos festejos juninos a partir de 29 de junho”

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), que é presidente da Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos, disse que o colegiado teve a preocupação de apresentar ao prefeito João Campos uma alternativa para as festividades. “Quando apresentamos, o prefeito foi simpático à ideia. Mas, só devemos ter o ciclo festivo se a cidade estiver preparada para isso e achar a melhor alternativa. Mesmo como presidente da Comissão de Grandes Eventos, entendo que este é o momento de cuidarmos das famílias que foram atingidas pelas chuvas e, que, com certeza, os gestores vão apontar a alternativa mais segura”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 06.06.2022.