Comissão de Educação aprova criação de comissões de prevenção à violência contra crianças e adolescentes

Criar, em cada escola pública ou privada localizada no Recife, uma Comissão de Conscientização, Prevenção e Enfrentamento da Violência e Promoção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. É esse o objetivo do projeto de lei nº 137/2022, cujo parecer pela aprovação foi acatado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal nesta terça-feira (7), em reunião híbrida. O colegiado é presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Ao ler o seu parecer a respeito da proposta, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) lembrou que os casos de violência contra crianças e adolescentes cresceram durante a pandemia de covid-19. “É sabido que o percentual de violência doméstica cresce a cada a dia e toma proporções absurdas no Brasil, evidenciadas pela pandemia de covid-19. O isolamento social provocou uma onda de violência doméstica, como apontam os números e pesquisas”.

Autora do projeto, Ana Lúcia lembrou o papel das escolas na identificação dos casos de violência. “É um projeto de muita importância, sobretudo nos tempos pandêmicos em que vivemos. Nossas crianças ficaram muito tempo em casa, e a escola, por não estar em pleno funcionamento presencial, notou no retorno que há muitas crianças precisando de acompanhamento psicológico. Não só pelo isolamento, mas por serem vítimas de violências de toda sorte”.

Além das duas parlamentares, participou da reunião o vereador Hélio Guabiraba (PSB). Juntos, eles discutiram e votaram pareceres a outras 14 matérias legislativas, todas pela aprovação. Ao final do encontro, foram distribuídas outras 17 propostas aos relatores para a emissão de pareceres.

Em 07.06.2022