Comissão de Meio Ambiente aprova criação de Frente Parlamentar pelo Clima

Formular, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas municipais de enfrentamento às mudanças climáticas. Esses são alguns dos objetivos da Frente Parlamentar do Recife pelo Clima, que ficou mais perto de ser implementada pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (10). Em reunião híbrida promovida nesta manhã, a Comissão de Meio Ambiente do Poder Legislativo acatou o parecer pela aprovação do projeto de resolução nº 37/2021, que propõe a criação do novo colegiado. A Comissão de Meio Ambiente é presidida pela vereadora Liana Cirne (PT).

Relatora do parecer, Cirne saudou a autora do projeto, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), pela iniciativa. “Espero que essa Frente Parlamentar seja instalada o quanto antes. É urgente a existência dessa Frente. Espero que possamos trabalhar aqui, com a Comissão de Meio Ambiente, muito irmanadas, para que possamos nos preparar para as emergências climáticas e garantir que políticas preventivas evitem tragédias como a que vivemos há duas semanas se repitam”, afirmou a presidente, em referência aos temporais que vitimaram dezenas de pessoas residentes na Região Metropolitana do Recife.

Membro da Comissão de Meio Ambiente, Pedrosa lembrou que o Recife é um município especialmente ameaçado pela crise climática. “Estamos entre as 16 cidades com mais vulnerabilidade do mundo. A gente precisa discutir esse tema e vai ser muito importante a gente ter uma Frente pelo Clima aqui. Estamos vivendo o luto de um grande desastre acontecido no Recife com as chuvas. E isso tem relação direta com as mudanças climáticas”.

Também participou da reunião o vereador Rinaldo Junior (PSB). Ao final da reunião, foram distribuídos 11 projetos em tramitação na Câmara aos relatores para a emissão de pareceres.

Vice-presidência – Esta foi a primeira reunião da Comissão de Meio Ambiente presidida por Liana Cirne, que assumiu o cargo após a vereadora Andreza Romero (Podemos) sair em licença-maternidade. Com a vacância do cargo de vice-presidente, foi escolhido o nome do vereador Rinaldo Junior para ocupar a vaga.

Audiência pública – Os temporais que acometeram o Recife nas últimas semanas também fizeram parte da pauta do encontro. Na ocasião, Liana Cirne apresentou um requerimento para a realização de uma audiência pública intitulada “Preparar o Recife para as mudanças climáticas: o que aprendemos com as chuvas?”. A solicitação precisa ser aprovada pelo plenário da Casa de José Mariano para que o evento aconteça.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 10.06.2022