Dani Portela celebra Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
A vereadora comentou as discussões mais acaloradas da reunião Ordinária de segunda-feira, por ter tido várias propostas em prol da população LGBTQIA+. "Propusemos requerimentos que falam da saúde da população LGBTQIA+, do acesso à educação da população LGBTQIA+, da geração de emprego e renda, do acesso a políticas públicas. Muito mais do que falar em bandeira e cores, é falar de acesso a direitos, e é preciso que uma Casa Legislativa esteja aberta a dialogar, aberta a aprender".
Ela explicou, ainda, a mudança da sigla, que antes de ser LGBTQIA+, era GLS. "Dentro do S, que seriam todos os simpatizantes, foram se desdobrando em outras letras, letras essas que significam vidas e identidades, e é preciso a gente começar entendendo que orientação sexual e identidade de gênero são coisas distintas. As identidades precisam ser reconhecidas e respeitadas, o mundo está mudando e a gente precisa entender essa mudança".
Com dados de 2021 que mostram que mais de 300 pessoas LGBTQIA+ foram mortas no Brasil, Dani Portela apresentou números preocupantes sobre o tema. "O Brasil é o País mais violento do mundo para pessoas trans e travestis. Em Pernambuco, o transfeminicídio vem aumentando. Se a gente vive no 5º País mais violento do mundo para mulher, ou seja, a cada cinco de nós, três vão sofrer algum tipo de violência na vida, se essa mulher tiver outra identidade o número é maior. Quando a gente fala de enfrentar violência, a gente precisa de medidas preventivas. A gente precisa garantir a essas mulheres o acesso à educação, a permanência na escola, e garantir para todas essas letras e identidades o acesso à saúde, educação, cultura, esporte, lazer, uma moradia digna, geração de emprego e de renda para que essas pessoas sejam portadoras de direitos", salientou.
Em tempo, a vereadora informou que a Frente Parlamentar em Defesa da População LGBTQIA+ será instaurada na Casa de José Mariano na próxima quinta-feira, sob a presidência do vereador Osmar Ricardo (PT), e que ela também fará parte, assim como no Conselho Municipal LGBTQIA+.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 28.06.2022