Eriberto Rafael realiza reunião solene para homenagear “as mulheres que iluminam”
A solenidade foi presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), que fez a composição da mesa com o vereador autor do requerimento e com uma das homenageadas, a empresária Rose Guareschi. A presidente convidou a todos para ouvir o Hino Nacional. Em seguida, o vereador Eriberto Rafael fez a entrega das placas às homenageadas. A chamada, por ordem alfabética, foi feita pela jornalista Éden Pereira, diretora do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal do Recife.
O vereador Eriberto Rafael fez o discurso de saudação. Ele afirmou que o nome da homenagem não poderia ser outro: Mulheres que Iluminam. “Estamos aqui para homenagear mais de 30 mulheres que desenvolvem um trabalho social no Recife. O terceiro setor é um pilar importantíssimo da sociedade. São pessoas e instituições, uma rede, que chegam em lugares onde muitas vezes nem o poder público consegue chegar. O terceiro setor representa uma luta diária em busca da igualdade social e dos direitos humanos para todos e todas”.
Antes de realizar a homenagem, o vereador disse que teve a oportunidade de conhecer a história e a atuação de cada uma das homenageadas. “Aqui tem mulheres que atuam com trabalho social na área de assistência social, segurança alimentar, setor cultural, da saúde mental, do meio ambiente, de empoderamento feminino, de regularização de posse de terra, de dependentes químicos, de direito e visibilidade das pessoas com deficiência, de formação profissional, inserção no mercado de trabalho, apoio a famílias em vulnerabilidade social, entre tantas outras áreas”.
No seu discurso, o vereador citou uma frase da escritora francesa e ativista do feminismo Simone de Beauvoir, que diz: "Todas as vitórias ocultam uma abdicação". Ele afirmou saber que todas as homenageadas, além de toda a dedicação ao trabalho social, têm outras funções na vida. “Têm emprego, são mães, filhas, companheiras, amigas, mulheres, claro. Infelizmente, a gente sabe que apenas o fato de ser mulher já é um grande desafio na sociedade em que vivemos. Então, se o trabalho social de vocês alcança tantos resultados positivos é porque, em muitos momentos, vocês abdicam de estar em casa, de estar com seus filhos, sua família, seus companheiros, de estar a sós com vocês mesmas, abdicam de momentos de lazer, se desdobram para conciliar o trabalho social com o emprego, com um negócio”.
O vereador acrescentou ainda que, muitas vezes, as mulheres que desenvolvem projetos e atividades sociais colocam a dor do outro, a necessidade do outro, acima das suas necessidades pessoais. “É muito bonito ver a solidariedade de vocês, a acolhida, o trabalho de humanidade, de doação, de entrega, o sentimento de empatia e sensibilidade de se enxergar na dor do outro. Por isso que esta homenagem é mais do que justa. Quero fazer aqui um registro também de uma pessoa muito especial, que é o laço que nos uniu neste momento, que é Rose Guareschi. Eu tive a alegria de conhecer Dona Rose, como eu gosto de chamá-la carinhosamente, através de Karina há uns bons anos. Fiquei impressionado com a sensibilidade dela e o trabalho que ela consegue desenvolver, como empresária, ajudando tantas pessoas. Ela podia estar na zona de conforto do seu negócio, mas decidiu fazer diferente e fazer mais”.
Ele acrescentou que, certa vez, ouviu Rose Guareschi dizer uma frase que jamais esqueceu: “Responsabilidade social não é favor, é uma responsabilidade diária”. A partir do trabalho dessa homenageada, ele disse que estava registrando “a admiração, reconhecimento e gratidão a todas vocês, as que estão presentes e as que não puderam vir hoje. Vocês são as mulheres iluminadas e que iluminam a vida de tantas pessoas. A todas, meu muito obrigado, de coração”.
Depois do discurso de Eriberto Rafael, a empresária Rose Guareschi fez suas colocações representando todos os homenageados. Formada em administração, ela desenvolveu a carreira empresarial com a visão de trabalho em equipe e qualificação profissional, sobretudo relacionado ao aspecto inovador de recursos humanos e compromisso social. Em 2001, formou o Grupo Julietto, que hoje é considerado referência em fast-food pela padronização das operações, pela qualidade dos produtos, pelo bom relacionamento com parceiros, pelo respeito ao consumidor e atendimento diferenciado por funcionários com satisfação no trabalho. Concilia o bom desempenho do Grupo Julietto com as causas de responsabilidade social.
Rose Guareschi agradeceu pela homenagem e disse que as homenageadas “são realmente mulheres que iluminam a vida de muitas pessoas”. Ela observou que “nascer mulher, pobre e em comunidade não facilita a vida de ninguém, mas não esses fatos não invalidaram que muitas das que estão aqui presentes fizessem muito mais. Cada uma fez e faz, no dia a dia, o tempo todo, muito. Ela afirmou que “nós, o tempo inteiro, fazemos mais do que esperam da gente” e conclamou a todas as presentes para que “sejamos aquela mulheres que queremos que nossas filhas e netas, sejam. Não sejamos perfeitas, mas sejamos o melhor que podemos ser”.
Ela disse ainda que as mulheres precisam ser ouvidas politicamente, pois têm “muito a contribuir com a Câmara do recife, com a Prefeitura e com o Estado. Contem conosco. Nós precisamos nos fazer ouvidas. Esta homenagem traz visibilidade para nossos projetos. Todos são projetos essenciais para Pernambuco. Não vamos desistir de nossas lutas”. Ela fez um elogio ao vereador e sua equipe pelo evento e disse que a solenidade foi um exemplo de como o poder público pode “doar tempo e dedicação, para fazer o reconhecimento para cada um de nós”.
No final, a presidente da solenidade, vereadora Natália de Menudo, parabenizou o vereador Eriberto Rafael “pela sensibilidade do requerimento” e disse que cada uma das homenageadas “tem suas lutas e conquistas, são mulheres que lutam contra a sociedade machista e luta pelos outros, pelas comunidades e por um mundo melhor”. A solenidade foi encerrada com a execução do Hino da Cidade do Recife.
Lista das homenageadas:
1. Alba Lopes, fonoaudióloga e moradora do Morro da Conceição.
2. Ana Carla, coordenadora do projeto Empreendeler.
3. Antonia Paz, atua na Associação Florescer da Casa Rosa.
4. Alcilene Santos, integrante do grupo Capoeira Lua de São Jorge.
5. Chopelly, técnica de enfermagem concursada, é ativista dos direitos humanos.
6. Conceição Duarte, formada em Pedagogia, atua na Associação Comunitária dos Moradores da Ilha do Chié
7. Vilma Gomes Moradora da Vila dos Casados, é fundadora do Clube de Mães Santa Mônica
8. Claudia Leite, Agente Comunitária de Saúde, atua no projeto Estamos Juntos PE
9. Dora Lima, Secretária Executiva do Governo do Estado, coordenando o Programa de Ação de Cidadania do Governo Presente.
10. Edilma Martins Mulher, mãe e empreendedora.
11. Graça Crespo, Assistente Social e Sanitarista, atua na Gerência Operacional do CAPS Galdino Loreto.
12. Jacqueline Oliveira, formada em Contabilidade com especialização em Educação para os Direitos Humanos com ênfase na prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
13. Jane Ferreira, atua como profissional da beleza.
14. Jouse Barata, formada em Turismo, é educadora social e grafiteira.
15. Najdaty Andrade, grafiteira e muçulmana. Atua no setor administrativo da ONG Cores do Amanhã
16. Jussara Maria dos Santos, agente de saúde do Recife há 26 anos e moradora do Alto José do Pinho.
17. Karina Albuquerque, fundadora do projeto Comunidade Aprendiz e executora de projetos na Associação Cultural e Musical da Boa Vista.
18. Keilly Monteiro é administradora, estudante de psicologia e neuropsicologia.
19. Luciana Vitor, diretora do Grupo Alpha.
20. Maria José, cabelereira e moradora do Engenho do Meio.
21. Marli Marques Rodrigues de Lima Trindade, mulher negra, mãe, avó, bisavó e artesã.
22. Nadjane Cristina está à frente do projeto Amor e Esperança.
23. Nalvinha da Ilha (Rosenilda Pedro da Silva), presidente do Centro Educacional Popular Saber Viver.
24. Pollyana Dias é fundadora e atual presidente da Amar - Aliança de Mães e Famílias Raras.
25. Priscila Freitas Mulher, candomblecista, técnica em evento, associada do Grupo Mulher Maravilha.
26. Raquel Araújo Mulher, bailarina, coreógrafa, produtora cultural, trancista e artesã.
27. Rebeca Nascimento, jornalista e publicitária.
28. Rosângela Barros, executiva em Gestão de Negócios e Marketing.
29. Rosineide José Bandeira de Carvalho, coordenadora de Recursos Humanos.
30. Shyrley Araújo Psicóloga, psicanalista, docente, consultora, palestrante e autora de dois livros.
31. Sylvia Celeste Graduada em Psicologia e pós-graduada em Psicologia Social, atua há mais de 30 anos na área social.
32. Simone Brasil, formada em Serviço Social e Direito, é auditora fiscal do trabalho há 32 anos.
33. Rose Guareschi é empresária. Em 2001, formou o Grupo JULIETTO.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 16.06.2022.