Felipe Alecrim pede e Câmara aprova voto de aplauso a Dom Fernando Saburido
“Dom Fernando vai deixar nossa Arquidiocese neste ano, mas deixará um legado incontestável da missão que abraçou, com prioridade no cuidado com os mais pobres, na proteção dos mais vulneráveis, na luta contra o aborto e na busca por tornar a nossa Arquidiocese, com suas paróquias, em estado permanente de missão”, disse Alecrim na tribuna da Câmara, durante a reunião plenária desta manhã.
O parlamentar mencionou que uma das últimas atividades promovidas por Saburido será a realização do 18º Congresso Eucarístico no Recife. "Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo e buscam professar a fé, dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico”, afirmou. “Aqui no Recife, o Congresso deixará um grande legado, que é a Casa do Pão, que vai funcionar ali na rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio. Serão ofertados vários serviços à população em situação de rua e vulnerabilidade social. Podemos citar aqui atendimentos médicos, jurídicos, psicológicos, espaço para higienização adequada e uma padaria para que sejam distribuídos pães aos mais necessitados”.
Em aparte, a vereadora Michele Collins (PP) frisou o trabalho desenvolvido pelo arcebispo frente à questão das drogas. “Quero deixar a minha palavra de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho tão importante que Dom Fernando desenvolveu. Tenho certeza de que, mesmo aposentado, ele continuará influenciando muito. Eu estive neste final de semana em São Paulo, em um congresso internacional sobre drogas e lá foi falado por muitos sobre o quanto Pernambuco é uma referência. E tudo isso pelo trabalho de Dom Fernando”.
Já a vereadora Liana Cirne (PT) enalteceu as ações do religioso voltadas para a população vulnerável à fome. “É muito importante celebrarmos o belíssimo trabalho que ele fez à frente da nossa Arquidiocese, sempre se colocando junto aos mais pobres, cumprindo o papel missionário da Igreja Católica. Apoiou todas as iniciativas de combate à fome, estando presente, por exemplo, na inauguração da cozinha solidária do MST lá nas palafitas do Pina. Sempre apoiou a população de rua, a população com fome e mais desvalida, materializando a palavra de Cristo em ações”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 20.06.2022