Francisco Dirceu Barros é cidadão recifense

Na tarde desta segunda-feira (6), a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma reunião solene para a entrega do Título de Cidadão do Recife ao ex-procurador-geral de justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu Barros. Familiares e amigos participaram da solenidade ocorrida no plenário da Casa de José Mariano. O presidente do Poder Legislativo, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu o evento.

Francisco Dirceu Barros é natural do Crato, no Ceará. É mestre em Direito (Ordem Jurídica Constitucional), possui especialização em Direito Penal, Processo Penal e Direito Eleitoral, tendo mais de 60 publicações sobre Direito. Ingressou no Ministério Público de Pernambuco em 1999, passando a atuar como promotor de Justiça na Comarca de Exu. Desempenhou seu ofício em várias cidades pernambucanas, como Correntes, Moreilândia, Ouricuri, Trindade, Bodocó, Panelas, Águas Belas, Lagoa do Ouro, Angelim, Jurema, Bom Conselho e Garanhuns. Também é professor.

Michele Collins ressaltou destaques dos trabalhos executados por Francisco Dirceu Barros que dirigiu a Procuradoria Geral de Justiça, em 2017, coordenando as atividades funcionais e os serviços técnicos e administrativos, além de outras ações do homenageado. “Em sua gestão, o Ministério Público de Pernambuco ganhou mais reconhecimento nacional, ficando entre as dez unidades do Ministério Público brasileiro que obtiveram 100% de desempenho no cumprimento de 100% dos critérios determinados no Radar Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)”.

A parlamentar ressaltou que gostava de um dos livros publicados pelo ex-procurador geral, o ‘Princípios Bíblicos para Superar Crises’, e citou o projeto Justiça com Deus. “Francisco Dirceu Barros tem um Deus muito grande e quando escreveu o seu livro, ele doou os recursos e livros para que a fundação Sara Vida pudesse fazer várias atividades que ela desenvolve na área de drogas. E em nome das famílias e acolhidos eu quero agradecer por esse presente tão lindo. No ano de 2005, fundou o projeto chamado Justiça com Deus, começando em Garanhuns onde Bíblias foram entregues nos presídios. Dali, esse projeto se desenvolveu e hoje vários juristas têm celebrado continuamente o projeto que funciona muito bem. Por isso, quero parabenizar e agradecer a Deus por essa inspiração que Ele lhe deu. É um defensor incansável da ordem jurídica que alicerça o seu talento, a exemplo das inúmeras honrarias recebidas, como a recente Medalha Nilo Coelho, considerada a mais alta comenda do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Esse é Francisco Dirceu Barros: sensível personalidade; simpatia peculiar; grandeza de caráter e admirado por aqueles que com ele convivem. Parabéns”.

Após as palavras de Michele Collins, um vídeo foi exibido contando a história do homenageado e o cantor Heraldo Júnior fez uma apresentação musical.

Francisco Dirceu Barros iniciou suas palavras citando um trecho do Hino da Cidade do Recife e recordou o governo de Maurício de Nassau. “É uma grande honra tornar-se cidadão que, conforme Manoel Aarão, disse: Tecida de claridade Recife sonha ao luar; Lendária e heroica cidade, Plantada à beira-mar. Historiadores revelam que Maurício de Nassau sempre alegou que amava demais essa cidade devido à bravura e à beleza do seu povo. Ele organizou uma forma de governo representativo local através dos conselhos municipais e rurais. Começou a modernizar a cidade Maurícia criando, entre outros projetos, um observatório astronômico e uma estação meteorológica, a primeira das Américas.  Ele foi forçado a retornar à Holanda, mas o legado do povo pioneiro e ousado em tudo o que faz foi impregnado na mente do povo e da sociedade recifense”.

O mais novo cidadão recifense confessou, na tribuna, que se identificava com as características do povo pernambucano e enalteceu o Ceará. “O pernambucano é um povo que consegue unir humildade, autoconfiança plena, flexibilidade e capacidade de resiliência. Todas essas grandes características são de grandes guerreiros. Em realidade eu já tinha essas características porque eu nasci na região mais pernambucana do Ceará, porque a região do Cariri é mais próxima do Recife do que Fortaleza. E lá foi a única região do Ceará que participou da Revolução Pernambucana e tinha como um dos seus ideais a Proclamação da República. E é a única também que tem torcedores de todos os times pernambucanos. Dá um orgulho muito grande de dizer que eu sou recifense”.

Ao finalizar a solene, o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá parabenizou Michele Collins pela iniciativa e saudou Francisco Dirceu Barros. “Recife faz o reconhecimento de toda a sua trajetória por tudo o que você entrega a nossa cidade e já vemos um grande espírito pernambucano e recifense quando foi falada a nossa história e grandeza.  Parabéns por se tornar um filho do Recife e tenho a certeza de que, por onde você passa, carrega o nome da cidade com muita gratidão”.

Em 06.06.2022