Frente Parlamentar pelo Centro do Recife recebe secretária e entrega relatório com propostas ao projeto Recentro

A Frente Parlamentar pelo Centro do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (29), para que o colegiado conhecesse as propostas do projeto da Prefeitura chamado Recentro. Um segundo momento foi o de apresentar e entregar à Prefeitura um levantamento das 105 proposições elaboradas pelo colegiado, técnicos, associações, cientistas e sociedade em geral visando melhorias ao centro da cidade. A presidente da Comissão, vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), e o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), deram andamento aos trabalhos que contaram com a presença da chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, e da especialista em urbanização, Rúbia Campelo.

“Muito já se avançou com a criação, por parte do prefeito, João Campos, de um escritório no centro do recife. Várias ações de vitalização estão sendo realizadas, e podemos contar com a avenida Guararapes aberta ao público para que as recifenses e os recifenses vivam o centro da cidade. Essa Frente vem contribuído com esse debate. Vemos o quanto essa gestão de João Campos está empenhada com esse tema, que é o centro do Recife, porque sem decisão política não sai do papel”, ressaltou Cida Pedrosa.

O vereador Marco Aurélio Filho destacou o trabalho da Frente Parlamentar, criada por Cida Pedrosa, agradeceu o empenho da secretária Ana Paula Vilaça e citou o projeto de lei do Executivo que versa sobre os prédios abandonados na cidade. “Tenho certeza de que hoje estamos pontuando e dando mais uma contribuição com esse relatório. Os investimentos na área do centro, e estamos falando também da Ilha do Recife, Recife Antigo, lembrando também da parte do comércio da Boa Vista, Dantas Barreto, rua imperial, rua da Imperatriz, temos hoje um olhar diferenciado juntamente com diversos órgãos, a exemplo da CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas] e do Fecomércio.  E a vinda do projeto de lei do Executivo à Câmara que versa sobre os prédios abandonados no centro, teremos que votar essa matéria com muita responsabilidade e que os proprietários tomem conta do que é deles. Junto com quem quer investir, com a iniciativa privada, que a gente retome esse centro do Recife que é um bairro afetivo de todos os recifenses”.

Por meio de slides, a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, demostrou e explicou o projeto do Recentro aos parlamentares. Os eixos estratégicos trabalhados pela Prefeitura serão o Viver Bem (Segurança e Desenvolvimento Social); Viver as Oportunidades (Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico); Viver a Cidade (Desenvolvimento Urbano, Cultura e bem-estar) e Gestão Integrada e Digital (Governança, Capital Humano, Transformação Digital e Participação Cidadã). “São esses eixos que norteiam as nossas ações, os nossos projetos, e costumo dizer que o centro da cidade é palco de todas essas ações e desafios que a gente precisa enfrentar. Por isso, essa gestão integrada, de forma articulada, entre todas as secretarias, para que a gente consiga atingir as metas estabelecidas pelo prefeito João Campos”.

Ana Paula Vilaça destacou que desde a criação do Gabinete do programa Recentro houve uma série de reuniões e escutas com organizações, com a Frente Parlamentar pelo Centro do Recife e a população em geral. “Um verdadeiro processo constante de diálogo e escuta. Eu acho que esse é um grande legado, e é isso que a vereadora Cida Pedrosa faz com grande maestria que é construir essas políticas públicas, a partir da interlocução com diferentes atores e diferente visões, mas que a gente possa chegar num consenso, a partir desse desejo de transformação do nosso centro. Foram mais de 80 reuniões realizadas, mais de 60 organizações e entidades ouvidas e mais de 300 sugestões e demandas coletadas. Não foi só um documento que foi entregue. Nossas equipes monitoram e acompanham cada sugestão introduzida nesse documento”.             

Os projetos que estão em andamento e que já foram entregues do Recentro foram apresentados pela chefe do Gabinete do Centro do Recife. Ela citou como cada área está atuando e atuará positivamente para o centro da capital pernambucana. “A Rota Histórico-Cultural, junto com especialistas e vereadores, onde fizemos um caminho diferenciado em termos de acessibilidade, sinalização turística pretende uma reconexão com os bairros do centro. O Corredor do Comércio vai ser fortalecido em parceria com várias entidades e comerciantes. A Zeladoria Permanente direcionada à questão da varrição, ordenamento do comércio popular, entre outros serviços, já está em andamento com a entrega de 16 carrinhos padronizados aos comerciantes dando uma nova qualidade de trabalho a essas pessoas. Já o Mutirão leva serviços de negociações de dívidas, acesso ao Crédito Popular para essas pessoas que trabalham e empreendem no centro. O Viva Guararapes tem ações diversificadas para toda a família com atividades culturais e de lazer durante os domingos”.

A questão do setor de segurança, o projeto Paparazzi e uma Pesquisa Exploratória na Dantas Barreto foram outras ações do Recentro citadas por Ana Paula Vilaça. “É fundamental no centro termos segurança e temos parceria com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar, principalmente no Pátio de São Pedro, fazendo operações específicas. Realizamos, recentemente, uma ação de qualificação chamada Qualificação de paparazzis do Marco Zero. Esse foi um pedido de uma fotógrafa ao prefeito João Campos que, de imediato, fez uma encomenda do projeto e firmamos parceria com a universidade e entregaremos um fardamento aos profissionais. Uma pesquisa exploratória em parceria com a Unicap, na Dantas Barreto, foi realizada. Essa é uma via estratégica nessa reconstrução do centro e houve uma série de debates com diversos atores com artistas, especialistas, órgãos da Prefeitura e comerciantes para apontar as potencialidades da Dantas Barreto. A equipe do Centro estará sempre disponível e quero agradecer aos vereadores e vereadoras por essa oportunidade”.

A técnica Rúbia Campelo, do gabinete da vereadora Cida Pedrosa e especialista em urbanização, fez um trabalho em cada Secretaria da Prefeitura juntamente com equipes de vereadores, sobre as ações pensadas durante as reuniões realizadas pela Frente. De acordo com Cida Pedrosa, “não só vamos entregar um relatório revisado à secretária Ana Paula Vilaça, como também, nesse relatório, já tem um pouco do levantamento de como as 105 ações pensadas pela Frente já estão sendo acompanhadas. Nesse primeiro semestre, realizamos um monitoramento em cada Secretaria de como andam as ações pensadas pelo colegiado. Enceramos um ciclo hoje e passamos para o ciclo dos processos legislativos. Agora a Frente fará requerimentos e legislações acerca da temática", explicou Cida Pedrosa.                  

Rúbia Campelo disse que uma das missões era acompanhar junto ao Executivo a materialização das ações dentro do território do centro. De acordo com ela, foram nove parlamentares envolvidos na Frente (Cida Pedrosa como presidente; Marco Aurélio Filho, como vice-presidente; Alcides Cardos (PSDB); Dani Portela (PSOL); Liana Cirne (PT); Luiz Eustáquio (PSB); Michele Collins (PP); Rinaldo Junior (PSB) e Zé Neto (PROS). “Na instalação da Frente, o público logo sinalizou 10 propostas e mais de um mil pessoas participaram. Ao todo, foram 105 propostas distribuídas em diversas áreas. Temos muitas ideias sobre a temática de Conselhos e Fóruns, habitação, infraestrutura, práticas sustentáveis, entre outras. Contamos com 41 palestrantes e mais de 25 entidades participantes. Ficamos muito felizes com a implantação do Gabinete do Centro do Recife e a aprovação da lei do Recentro (18.869/2021). Entregaremos à gestão um material todo revisado. Estamos participando dos grupos de trabalho com enfoque no centro onde estudamos a questão da Dantas Barreto. Criamos uma metodologia de abordagem para a gente fazer o acompanhamento”.

Rúbia Campelo citou números referentes às ações já implementadas pela Prefeitura e ressaltou a importância da parceria com o Legislativo municipal. “Já são 19% de ações implantadas, 32% em andamento, 24% planejadas, 5% fora do escopo e 20% de ações não informadas. Os números no segundo semestre poderão crescer. Prevemos dentro dessas propostas viáveis juntar algumas semelhantes, estamos com a previsão de elaborar 30 requerimentos contemplando 84 propostas agregadas por grupos temáticos. Estamos sempre fazendo um trabalho colaborativo entre o Executivo e Legislativo”.afirmou. “Quem desejar acessar o relatório da Frente Parlamentar pelo Centro do Recife é só solicitar aos gabinetes dos vereadores que compõem o colegiado”, completou a vereadora Cida Pedrosa.

Também estiveram presentes na reunião Nilson Andrade , assessor do gabinete da vereadora Cida Pedrosa; Diogo Beltrão e João Paulo,  assessores do Recentro, e Ladjane Bennino, do Gabinete da Imprensa da Prefeitura.    

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.06.2022