Instituições que distribuem donativos às vítimas das chuvas são homenageadas na Câmara do Recife

Uma reunião solene em homenagem às instituições religiosas, comunitárias e coletivas que estão na linha de frente da distribuição de donativos para as vítimas das chuvas, foi promovida pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC), na tarde desta segunda-feira (27). O evento foi realizado no plenário da Casa de José Mariano e contou com o vereador Renato Antunes (PSC) na presidência dos trabalhos. Ao todo, 57 instituições receberam um diploma em agradecimento às suas ações de humanidade.

A Mesa da solene foi composta pelo pastor Marcone Ferreira, representando a Primeira Igreja Batista Nacional; padre João Henrique, representando a Paróquia Jesus Cristo Bom Pastor; Nadjane Cristina, representando a ONG Amor e Esperança; Lucas Leandro, representando o Coletivo Jenipapo em Foco, e Alexsandro Vieira, representando o segmento Meu Bairro é Mais.

O vereador Ronaldo Lopes disse que falaria na tribuna da Casa com o coração e que os homenageados têm um trabalho valoroso e de grandes missões.  “É a minha Primeira solene e não poderia ser qualquer uma. Vocês realizam um trabalho que às vezes não é reconhecido, nem visualizado por muitas pessoas. Vocês são verdadeiros heróis e heroínas. É uma tarefa árdua e acho que o maior dom é o de servir e todos vocês foram chamados para ajudar quem mais precisa e muitos e muitas se esquecem até mesmo das suas famílias e ajudam o próximo. Alguns fazem por obrigação, mas existem aqueles e aquelas que estão aqui representados que fazem com vocação. Com vocação não se enxerga obstáculo. Essa solene é pequena no tanto que vocês merecem.  Para mim é uma satisfação imensa”.

O parlamentar confessou que conseguiu a superação em sua vida pessoal após descobrir um projeto social e fez um pedido aos presentes na Casa. “Eu descobri um projeto social para vencer a depressão após perder meu pai, vítima de câncer. Comecei a desenvolver ações e superei a depressão. Meu muito obrigado a todos e todas vocês. Continuem no propósito de servir, porque o servir é o maior dom que existe. O pedido que faço para todos aqui é que possamos continuar a dar as mãos, há muito o que fazer. Tem uma canção que levo para minha vida: “Eu tenho um chamado e jamais vou me calar”. Encerro dizendo que a vida é como um espelho que devolve a cada um o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda a diferença. Ela só muda quando você muda. Deus abençoe a todos e todas e muito obrigado”.

Após o discurso do vereador Ronaldo Lopes, foi exibido um vídeo mostrando as ações dos grupos homenageados na solene. O vereador Renato Antunes fez questão de elogiar as instituições e pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas que faleceram durante as intensas chuvas ocorridas no Recife, recentemente.  “Ressaltando que esse vídeo foi apenas um recorte do que foi feito no Recife. Se fôssemos colocar em tela tudo o que foi feito no Recife, não haveria tempo suficiente. As instituições e pessoas, que irão ser chamadas, receberão uma pequena lembrança, mas não representam o todo. A gente sabe que outras centenas também se destacaram”, disse Renato Antunes.  

Logo após, as instituições foram chamadas pelo vereador Felipe Alecrim (PSC) para receber um diploma. Depois das entregas, o vereador Renato Antunes e Felipe Alecrim também receberam uma placa da Câmara, pelas mãos de Ronaldo Lopes por conta dos trabalhos realizados pelos parlamentares durante a época crítica das chuvas.

Lucas Leandro, representando o Coletivo Jenipapo em Foco, disse da importância do dia para todos os presentes. “Compartilho minha felicidade com todos e todas. Somos uma instituição juvenil que trabalha há oito anos no Córrego do Jenipapo. Vimos muitas coisas tristes nas chuvas. Pessoas que perderam parentes, residências, móveis, e, em outros momentos, vimos sorrisos. E isso nos deu vontade de continuar”.  

Nadjane Cristina, representando a ONG Amor e Esperança, disse que centenas de instituições estão na linha de frente e enalteceu as mulheres que fazem parte da equipe. “Foram momentos terríveis e acordei de madrugada ligando para outras ONGs. E nenhuma nos faltou. Quero agradecer também a todas as mulheres da minha equipe que estão todas aqui, na Câmara”.

O padre João Henrique, representando a Paróquia Jesus Cristo Bom Pastor, agradeceu a solenidade e contou como foi o trabalho realizado pela Igreja. “Abrimos as portas da nossa Paróquia e na noite do dia 28 fizemos as primeiras refeições para os primeiros 45 abrigados. A partir dali, foram 10 mil refeições por dia distribuídas, mais de 600 cestas básicas e um número invisível de voluntários, que esteve triando roupas entregando donativos e doando muito mais do que tempo: amor e dignidade. Porque se falta dignidade pelas vias públicas, sobra dignidade no coração do pobre que está disposto a dar sempre o que tem”.

Alexsandro Vieira, representando o segmento Meu Bairro é Mais, disse que eram precisas as presenças do Estado e de políticas públicas aos mais necessitados. “As pessoas hoje brigam pelo poder, mas onde está o povo? Peço a vocês que olhem para o povo e façam políticas públicas. Quando aconteceram as primeiras chuvas, recebi um telefonema de uma doação de 500 marmitas. Ligamos para vários amigos para distribuir a comida. Vamos fazer políticas voltadas para os mais necessitados porque se não fizermos, mais tragédias estão sendo anunciadas”.     

O pastor Marcone Ferreira, representando a Primeira Igreja Batista Nacional, fez uma leitura da Carta dos Filipenses e exaltou o nome de Jesus. “Se estamos aqui sendo homenageados é porque a maior obra foi feita na cruz do calvário: Cristo. Ele Nos deixou sua glória, esplendor e veio a essa Terra. Se hoje fazemos nossas obras, não há mérito em nós, é em Cristo porque Ele nos amou e morreu por nós. Se estamos hoje fazendo essa obra maravilhosa, ajudando ao próximo, é porque Ele fez primeiro em nós. Então temos que homenagear Jesus”.    

 

 Relação das entidades homenageadas:

 

 1º IGREJA BATISTA NACIONAL DA LINHA DO TIRO

ABIERPE - ASSOCIAÇÃO DE BENEFICIOS INDEPEDENTES DOS RODOVIÁRIOS DE PERNAMBUCO

AÇÃO SOLIDÁRIA

ADRA - AGÊNCIA ADVENTISTA DE DESENVOLVIMENTO ASSISTENCIAL

ALTO DA TELHA RESENHA

APE - ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DA IGREJA ADVENTISTA

ARITANA ORDINARIO

ASSOCIAÇÃO AMPARO BRASIL

ASSOCIAÇÃO PROGREDIR VIDAS

BANHO RECIFE

BOMBEIRO CIVIL ANJOS GUERREIROS

CAVALEIRO ORDINÁRIO OFICIAL

CLUB NAUTICO CAPIBARIBE

CLUBE DE MÃE DO ALTO DO REFÚGIO

COLÉGIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

COLETIVO DE COMUNICAÇÃO INDEPENDENTE E POPULAR SARGENTO PEREIRA

COLETIVO JENIPAPO EM FOCO

CONSÓRCIO RECIFE

COQUEIRAL ORDINARIO

CRECHE TIA MADALENA

DETRAN GERENCIA DE RECURSOS HUMANOS

DEZ DE NOVEMBRO FUTEBOL CLUBE

EMPRESA CAXANGA

ESPAÇO TERNURA

FUJUPE

G10 FAVELA PERNAMBUCO

GALERA DO BEM

GERANDO FALCÕES

GRUPO MULHERES BRASIL

GUABIRABA ORDINÁRIO

IBURA CONECTADO

IGREJA AD JESUS É A NOSSA VITÓRIA MINISTÉRIO BRASAS VIVAS

IGREJA AD LABAREDA DE FOGO

IGREJA BATISTA CENTRAL

IGREJA BATISTA DO CÓRREGO DO JENIPAPO

IGREJA BATISTA EM COQUEIRAL

IGREJA DO EVAGENGELHO QUADRANGULAR

IGREJA PENTECOSTAL GERAÇÃO DE FOGO

INSTITUO SEMEAR RECIFE

JSP ORDINÁRIO OFICIAL

JULIETTO COMERCIO DE ALIMENTOS

MÃO AMIGA

MJPOP - MOVIMENTO JOVEM DE POLÍTICAS PÚBLICAS

MOBILIZA RECIFE

MOVIMENTO SOCIAL E CULTURAL CORES DO AMANHÃ

NOVA DESCOBERTA ORDINARIO

PACHECO ORDINÁRIO

PARÓQUIA JESUS CRISTO BOM PASTOR

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA -SANCHO

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

PROJETO AMOR ESPERANÇA

PROJETO CRIANÇA FELIZ

PROJETO FILADELFIA

PROJETO LIBERTADOR

TOTÓ ORDINÁRIO OFICIAL

TRANSFORMA RECIFE

UNIÃO DE MORADORES - CHAGAS FERREIRA

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 

Em 27.06.2022