Ivan Moraes sugere à Prefeitura a criação de canal oficial de comunicação para alertas
"Mais um dia de chuva e quem tem fé, tem rezado todos os dias para que a gente tenha sol, porque a cidade precisa secar. Mesmo nos lugares privilegiados as casas já estão com goteiras, imagina os locais mais afetados", destacou.
De acordo com o vereador, que apresentou informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), "a cidade corre o risco de não existir daqui a 50, 80, 90,100 anos caso medidas não sejam tomadas por parte do Poder Público". Em seguida, Ivan Moraes disse sentir falta de alertas feitos por canais oficiais de comunicação. "Tenho sentido falta das informações prévias, de alertas oficiais por parte do Poder Público, que tirem todas as dúvidas e afastem todo esse tipo de notícia falsa, quando tiver alguma previsão de chuva mais forte".
O parlamentar também falou das informações repassadas à população pelo WhatsApp da Defesa Civil, porque acredita que nem sempre a notícia recebida pelo "zap" é considerada verdadeira. "[O ideal é] Quando a gente informa à população inteira e estabelece um canal que todos possam ter acesso à mesma informação de fonte oficial. Isso poderia ser feito pela Rádio Frei Caneca", sugeriu. Segundo ele, alguns países usam desse artifício para informar à população sobre nevascas, escolas fechadas decorrente de alguma causa climática e até indicação de não sair de casa pelo sol forte.
Ele pediu, ainda, uma nova sede para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano, no Ipsep, Zona Sul da cidade. "Quando chove alaga tudo, parece que choveu dentro. O serviço foi transferido para outra casa, mas é preciso uma nova sede. Já falei com a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, que disse que a Prefeitura está procurando uma nova casa".
Em 07.06.2022.