Luiz Eustáquio analisa emenda à LDO que trata da ampliação da malha ciclo viária

O projeto de lei 13/2022, de autoria do Poder Executivo que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023 do Recife (LDO), foi debatido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (13). O parlamentar destacou emenda de sua autoria, a de número 41, que possibilitaria a ampliação da malha cicloviária no Recife. O projeto foi aprovado em duas votações e a emenda rejeitada.

Segundo a justificativa do vereador Luiz Eustáquio, a emenda modificativa que trata da ampliação da malha cicloviária qualificaria a mobilidade dos usuários desse sistema, principalmente para aqueles que necessitam da via exclusiva para prática de esportes e deslocamento ao local de trabalho. “Nós fizemos a proposição porque entendemos da importância tendo como ponto principal o desenvolvimento urbano. Seria melhorar a infraestrutura urbana, priorizando a mobilidade ativa, viabilizando a ampliação da acessibilidade, das calçadas, ciclovias e ciclofaixas. O que nós pedimos é o que discutimos na Lei Orçamentária Anual (LOA), do ano passado, com o projeto apresentado pela AmeCiclo. Que essa cidade tenha mais calçadas e mais acessibilidade, mais ciclovias e ciclofaixas. O governo está fazendo ciclofaixas e ciclovias, mas pedimos direcionar mais recursos”.

O líder do governo, Samuel Salazar (MDB), ressaltou que a LOA era uma lei maior e que quanto mais uma emenda é especificada, mais fica difícil de ser executada. “A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem que estar diretamente comungada com os mesmos termos do Plano Plurianual (PPA) aprovado ano passado. As suas emendas estão sendo rejeitadas por não estarem específicas e que não fiquem adicionantes em relação ao PPA do ano passado”.

O vereador Osmar Ricardo (PT) parabenizou Luiz Eustáquio pela emenda e teceu críticas sobre a rejeição das proposições elaboradas pelos vereadores e vereadoras da Casa de José Mariano.  “A maioria das emendas foi rejeitada. Temos um esforço grande de fazer emendas e elas são rejeitadas de forma coletiva. Na hora em que coloca o mesmo texto de resposta para todos e todas, desqualifica as proposições de cada parlamentar. E eu gostaria de dizer que o vereador Luiz Eustáquio está de parabéns pela emenda apresentada”.  

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 13.06.2022