Luiz Eustáquio aprova requerimentos e debate problema em canal

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) discutiu um conjunto de requerimentos que tratam de obras que ele considera prioritárias para a população neste momento de fortes chuvas no Recife. “Sei que muitas iniciativas estão sendo tomadas pelo prefeito João Campos, todas elas direcionadas para cuidar do povo que está sofrendo. Mas não tenho dúvida, no entanto, que muitas outras ações ainda precisam ser feitas”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (7).

Os requerimentos, que foram aprovados, são todos voltados para o bairro da Guabiraba e para o Alto Santa Terezinha, ambos na Zona Norte do Recife. Nas discussões, o vereador também debateu o drama enfrentado pelas 48 famílias que construíram palafitas sobre o canal de Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro. “Nessas chuvas, o canal transbordou e as águas invadiram as casas da comunidade e das áreas vizinhas, também localizadas no bairro. O canal tem 120 metros e a população nos cobra uma ação concreta”.

Luiz Eustáquio pediu que os quatro vereadores originários de Santo Amaro, grupo do qual ele faz parte, se unam para resolver o problema do canal. “É importante que nós possamos nos unir. As pessoas sempre questionam: como é que um bairro tem quatro vereadores e eles nunca conseguem resolver esta questão?”. Luiz Eustáquio afirmou que o canal, que sempre transborda quando a maré enche ou ocorrem fortes chuvas, foi agravado desta vez por causa da construção dos barracos. Alguns desses, inclusive, vieram abaixo com as tempestades dos últimos dias.

Em aparte, o vereador Osmar Ricardo (PT) sugeriu que seja formada uma frente parlamentar para discutir uma solução urbana que acolha os moradores das palafitas instaladas sobre o canal. “Precisamos ter uma frente parlamentar para discutir essa questão, pois o que ocorre no canal impacta grande parte do bairro de Santo Amaro. Ao mesmo tempo, aproveito este momento de criação do auxílio moradia para vermos uma forma de conseguir um benefício para aquelas famílias e tirarmos os barracos de lá”. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

07.06.2022.