Mobilidade Urbana apresenta relatório da CTTU sobre “Vítimas fatais e sinistro de trânsito no Recife”

Em reunião realizada nesta quarta-feira (15), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife, por videoconferência, aprovou dois projetos de lei Ordinária que garantem o atendimento de pessoas com deficiência auditiva em instituições de saúde e também a acessibilidade nos cemitérios públicos da cidade. Durante o encontro foi anunciado o recebimento do relatório preliminar enviado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) sobre “Vítimas fatais e sinistro de trânsito no Recife no ano de 2021”. Estiveram presentes o presidente do colegiado, Fabiano Ferraz (Avante), além dos vereadores Eduardo Marques (PSB) e Júnior Tércio (PP).

De acordo com Fabiano Ferraz, o relatório preliminar sobre as “Vítimas fatais e sinistro de trânsito no Recife no ano de 2021”, enviado pela presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte, Taciana Ferreira, registrou uma redução de 36,4% dos sinistros com vítimas fatais entre 2016 e 2021. "Acho de suma importância fazer menção a este relatório que está muito bem elaborado, isso mostra a preocupação da gestão da CTTU com o trânsito e a cidade. Temos visto vários redesenhos onde se prioriza os pedestres. O desafio é a gente melhorar cada vez mais e fazer os investimentos pertinentes para estancar esses locais que são registradas essas ocorrências”, destacou o presidente do grupo.

Por sua vez, o vereador Eduardo Marques sugeriu que fosse enviada uma cópia do relatório aos gabinetes de todos os vereadores, “para que possam conhecer o trabalho da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife. “É uma informação muito valiosa para nós vereadores e vereadoras recifenses”.

Apreciação dos projetos - Durante as discussões do colegiado, foi aprovado o projeto de lei 135/2022, do vereador Ivan Moraes (PSOL), que assegura às pessoas com deficiência auditiva ou surda, em atendimento nas instituições de saúde privada do Recife, o direito a acompanhante ou atendente pessoal, e dá outras providências. O texto entende por "instituições de saúde privada" seis estabelecimentos, sendo eles: "hospitais; Unidades Básicas de Saúde; clínicas médicas; laboratórios; postos de vacinação e estabelecimentos similares". 

A segunda matéria aprovada no seio da Comissão foi de autoria do vereador Chico Kiko (PP). O projeto de lei de número 147/2022 dispõe sobre a garantia de acessibilidade a ser observada pelos Cemitérios Públicos do Recife. A acessibilidade deve ser garantida, segundo o texto, "para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam usufruir de condições dignas para locomoção, permanência em velórios e visitação a jazigos".

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 15.06.2022