Osmar Ricardo ressalta projeto para evitar extinção da flora e debate problema das chuvas no Recife

O vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (21), para abordar o projeto de lei de sua autoria, número 148/2022, que objetiva plantar, em locais públicos, espécies da flora pernambucana que estão ameaçadas de extinção. Ele também fez uma análise a respeito do problema das chuvas na capital pernambucana.

O projeto de lei 148/2022, em tramitação nas Comissões da Câmara, visa instituir a obrigatoriedade de plantio de espécies ameaçadas de extinção da flora pernambucana em praças, parques e margens arborizadas de cursos d'água no Recife. “Nesse mês de junho, mês do meio ambiente, é preciso observar o descontrole da questão climática no país e no mundo. A matéria se encontra nas comissões da Casa para receber pareceres e espero que a gente possa aprovar essa matéria. Pelo projeto, considera-se espécie ameaçada de extinção a do reino vegetal classificadas como Vulnerável (VU), Em Risco (EN) ou Criticamente Ameaçada (CR) segundo os critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e os critérios que constam na Lista Vermelha da Flora do Brasil instituída pela Portaria nº 443 do Ministério do Meio Ambiente”, justificou o parlamentar.

Osmar Ricardo também pontuou, na tribuna, a questão das fortes chuvas que vêm afetando o Recife nas últimas semanas. Ele ressaltou a importância do governo em auxiliar a população afetada. “Pessoas que moram próximas a canais estão sem ajuda. No canal de Santa Terezinha, em Santo Amaro, por exemplo, são um pouco mais de 20 casas e a Prefeitura alegou emitir um parecer, mas até agora não foi resolvido. As famílias perderam todos os móveis, está um caos total. Estamos tentando resolver esse problema e o governo tem que trabalhar para o povo".

O vereador enfatizou que o mar no Recife, em 40 anos, cresceu 50 milímetros e a que a cidade é a capital brasileira mais ameaçada pelo avanço do nível do mar. "A nível global, a cidade está na 16ª posição entre as que correm mais risco no mundo. É preciso que se resolva e debata o problema. É obrigação do governo dar lona e liberar verbas e nada foi resolvido no bairro de Santo Amaro. O povo precisa de moradia, comer e dormir porque não tem um colchão sequer”.

No aparte, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que a cidade ‘deu as costas’ para o Capibaribe há vários anos. “Em são Paulo praticamente estão refazendo o rio. Outra questão é que desde o ano de 2009 tem habitacional para ser entregue, e isso não tem sido feito desde o governo do ex-prefeito João da Costa”.       

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 Em 21.06.2022