Renato Antunes recebe estudantes no plenário da Câmara do Recife
Uma Mesa Diretora foi montada para conduzir os trabalhos e foi composta pelos estudantes que criaram seus partidos: Sofia Lemos, Ravi Souza Miranda e Maria Júlia (Partido Estrutura e Drenagem-PED); Sofia França e João Pedro da Guarda (Partido da Ação Social-SAS); Luísa Nascimento e Maria Luísa Silva (Partido Meio Ambiente).
No início do evento, o vereador Renato Antunes citou as funções de um parlamentar. Ele disse que a reponsabilidade é muito grande e que cada vereador e vereadora da Casa de José Mariano é um representante do povo. “Nós, parlamentares, temos que cuidar do Recife juntamente com o prefeito. A primeira função do vereador é a de legislar, ou seja, criar as regras. A segunda é fiscalizar o prefeito, fazendo com que ele cumpra as leis. E a terceira função é assessorar, ajudando o prefeito na governança”.
Ao final das explicações do parlamentar, os alunos puderam expor projetos de lei que eles criaram. Dentre eles, o da aluna Sofia Lemos, do partido Estrutura e Drenagem (PED), que apresentou uma proposta sugerindo a implantação de um aplicativo onde o cidadão pode indicar o problema que estaria acontecendo no Recife. “Um buraco na rua, por exemplo, poderia ser solucionado. O cidadão tiraria a foto com o endereço e enviaria à Prefeitura. A iniciativa seria dar voz ao recifense”. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Já a estudante Maria Júlia Barbosa de Paula propôs a preservação da memória arquitetônica do Recife. “Uma proposta muito interessante sobre a revitalização dos casarios antigos. O Recife é reconhecido pelas suas construções antigas e muitas delas precisam de recuperação e chamar a iniciativa privada seria uma parceria muito positiva”, comentou o vereador Renato Antunes. A proposta também foi aprovada por unanimidade.
Ao final, os estudantes ganharam um certificado e agradeceram a iniciativa de Renato Antunes. Eles entregaram ao parlamentar escovas de dentes feitas de madeira e um desenho da fachada da Câmara Municipal do Recife feito à mão pelo estudante João Escobar, do 7ºano. “Nós estamos muito gratos pela possibilidade e pela oportunidade de vir aqui e compartilhar nossos projetos, além de proporcionar a cada um de nós uma grande experiência com a política”, disse Sofia Lemos. De acordo com o vereador Renato Antunes, a experiência in loco proporciona uma melhor visão dos trabalhos legislativos. “É muito gratificante ter o olhar de uma criança. Algumas proposições, inclusive, já serviram como base para projetos de lei. A cidadania tem que ser ensinada desde pequeno”.
Em 08.06.2022