Solenidade na Câmara marca o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas
Em seu discurso, Michele Collins defendeu que as drogas constituem uma ameaça à saúde pública, à segurança e à qualidade de vida das pessoas. De acordo com ela, o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas é uma forma de dar visibilidade a esses problemas.
“Trata-se de uma temática que remete à necessidade de enfrentarmos os problemas sociais ocasionados pelas drogas ilícitas, assim como planejarmos iniciativas de combate à dependência química e ao tráfico dessas substâncias”, explicou. “A data é importante para que possamos debater a questão, a qual deve envolver toda a sociedade. E é preciso que haja um fiel comprometimento das legislações e normas nos níveis nacional, estadual e municipal, especialmente aquelas que tratam sobre a prevenção, atenção, acolhimento, atendimento, acompanhamento, tratamento e inserção social das pessoas que fazem uso nocivo e seus familiares”.
A vereadora não deixou de prestar um depoimento pessoal sobre a sua relação com a problemática das drogas. Ela relatou que a sua história de vida a fez criar há 25 anos o projeto Recuperando Vidas com Jesus – e enalteceu o trabalho feito pelas entidades e pessoas homenageadas na reunião. “Cada um tem uma história e o meu chamado é esse. Fico muito feliz em reunir vocês aqui, que são pessoas que têm o mesmo chamado que o meu. São pessoas que entendem essa linguagem. Estamos aqui hoje para homenagear vocês e dizer que vocês não estão sozinhos, que nós entendemos vocês e que precisamos estar todos juntos”.
Os homenageados foram representados pelo secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior. Na tribuna da Casa de José Mariano, ele listou uma série de medidas adotadas pelo Governo Federal para lidar com a questão.
“No ano de 2019, no início da atual gestão, publicamos aquela que é considerada a Nova Política Nacional Sobre Drogas. Naquele mesmo ano, conseguimos aprovar no Congresso Nacional a Nova Lei de Drogas, a lei nº 13.840. E, para fazer um enfrentamento mais contundente a esses problemas todos, pela primeira vez no Brasil conseguimos criar uma Política Nacional de Prevenção ao Suicídio. Essas novas normativas se aliam entre si e com uma outra política pública, publicada em 2017, que é a Nova Política Nacional de Saúde Mental”, afirmou. “Elas buscam ações mais duras no enfrentamento ao narcotráfico e ao crime organizado ligado ao narcotráfico, e ações mais efetivas na área de prevenção às drogas e de recuperação de pessoas com dependência química”.
Após uma apresentação musical do cantor gospel Douglas Falcão, Michele Collins – acompanhada por seu marido, o deputado estadual Cleiton Collins (PP) –, entregou os diplomas de homenagem às entidades e pessoas convidadas. Também foram entregues homenagens oferecidas pela Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (FETEB) e pela Federação das Comunidades Terapêuticas de Pernambuco (FEPECT).
Cleiton Collins também proferiu um discurso na tribuna da Câmara. Ele enalteceu o trabalho das organizações homenageadas e analisou o debate sobre o repasse de recursos públicos para comunidades terapêuticas, entidades privadas que buscam tratar a dependência química a partir da internação. “Por que não podemos ter um orçamento nesta área tão importante que é a das comunidades terapêuticas? Temos um cabo de guerra sem necessidade”, afirmou. “Hoje, existem lutas que não têm nada a ver com trabalho, mas que são ideológicas. Querem fechar porque entoamos um hino ao Deus todo-poderoso. Eles não querem aceitar a religiosidade”.
Na reunião, os ex-usuários de drogas foram representados por Mauro Barros, conselheiro estadual e municipal de Políticas sobre Drogas. “Fui usuário de crack por muitos anos e vaguei por muitas noites frias nas ruas desta cidade. Estamos falando de histórias dramáticas e famílias que vivem isso de forma sofrida. Esta homenagem reúne diversas entidades que atuam e trabalham, como comunidades terapêuticas, com um foco muito específico. São de extrema importância. Estamos falando de trabalhos que têm demanda social”.
Ao encerrar a reunião, o vereador Eduardo Marques não deixou de tecer considerações sobre o tema. “O uso e o abuso do álcool e de outras drogas são alguns dos problemas de saúde mais importantes do mundo. Milhares de pessoas morrem anualmente devido a essa praga que invade e destrói não somente uma vida, mas famílias inteiras. Por isso, quero parabenizar a vereadora Michele Collins por essa iniciativa, que realizou esta reunião solene com o intuito de alertar os cidadãos recifenses sobre o perigo do uso, do abuso e do tráfico de drogas”.
Confira os homenageados da reunião solene:
Quirino Cordeiro Júnior, secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas
Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (FETEB)
Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Olinda e Recife
Centro de Recuperação Rosa de Saron
Federação de Amor Exigente – Regional Recife
Instituto Acolher
AFADEQUIPE
Associação Oásis da Liberdade
Núcleo de Apoio ao Dependente Químico (NADEQ), da Polícia Militar de Pernambuco
Federação das Comunidades Terapêuticas de Pernambuco (FEPECT)
Saravida
Alcóolicos Anônimos
Desafio de Vida
Cristolândia
Michele Karine Zacarias de Souza, Secretária-executiva de Políticas Sobre Drogas do Recife (SEPOD)
Deputado estadual Pastor Cleiton Collins
Desafio Jovem do Recife
Projeto Não Matem Meus Jovens
Sara Nordeste
Recanto Fênix
Projeto de Deus
Casa de Recuperação Canaã
Libertos por Cristo
Projeto Compaixão
Centro de Triagem Esmirna
Projeto Deus Transforma
Felipe Cézar, vereador de Vitória de Santo Antão (PE)
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 28.06.2022