Tadeu Calheiros pede nomeação de nutricionistas em concurso público
“O concurso público do Edital 001/2019 ofertou uma vaga para nutricionista com carga horária de 30 horas, e uma outra para 40 horas. No entanto, na época do lançamento do edital, 21 dos 69 cargos de nutricionistas estavam vagos, sendo 20 para 30 horas e um para 40 horas. Vale ressaltar que essa oferta de uma vaga para a Secretaria de Saúde é muito abaixo do que precisamos na prática. E educação nutricional faz parte da saúde. O concurso ainda está vigente, já temos um bom tempo de gestão e nenhum nutricionista foi chamado. A população carece muito desse serviço”.
Segundo a justificativa do requerimento, desde a homologação do concurso nº 001/2019, foram nomeados três aprovados para o cargo de nutricionista 30h e nenhum para o cargo de nutricionista 40h, conforme Nota Técnica 006/2021 da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SEGTES). Tadeu Calheiros enfatizou que a lei 18.894/2022, que dispõe sobre a remuneração dos servidores e empregados públicos, criou mais cinco cargos de nutricionista 40 horas. “É preciso sensibilizar o Poder Executivo municipal em relação ao chamamento do concurso público dos nutricionistas para a rede de saúde do Recife. Temos seis vagas para 40 horas e não houve nenhuma nomeação. Vamos lutar para que haja, pelo menos, essas seis vagas”.
No aparte, o vereador Osmar Ricardo (PT) salientou que a nutrição é essencial para a saúde. “É uma área de extrema importância para avaliar os pacientes com questões de várias doenças, como a diabetes e outras doenças. Esse é um debate muito valioso na Casa José Mariano”. Já Alcides Cardoso (PSDB) recordou o hospital Helena Moura e pediu atenção à gestão municipal. “No Helena Moura, por exemplo, há lotação de crianças e acho que a Prefeitura deveria dar mais atenção à saúde do Recife”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 20.06.2022