Alcides Teixeira Neto homenageia Rubem Gamboa em projeto de lei

Coincidirá com a volta dos trabalhos legislativos, que estão suspensos por força do recesso parlamentar, o final do prazo para o recebimento de emendas ao projeto de lei Ordinária (PLO) número 220/2022, de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PSB). A matéria denomina “Vereador Rubem Gamboa”, político que participou de numerosos projetos e movimentos populares de Santo Amaro, o próximo equipamento público a ser construído no bairro localizado na Zona Noroeste do Recife. Ele foi vereador do Recife por 37 anos, secretário municipal e, além das lutas sociais, promoveu o Carnaval de Santo Amaro durante quatro décadas.

O projeto de lei 220/2022 de Alcides Teixeira Neto justifica que Rubem Gamboa fez parte do Serviço Social Contra o Mocambo como Administrador das Vilas Populares e durante esse momento, teve contato com os enormes dramas sociais dos moradores das vilas, na esmagadora maioria egressos de mocambos erradicados durante as campanhas encetadas pelo Professor Agamenon Magalhães. Isso ocorreu, principalmente, no Bairro de Santo Amaro, onde pôde conviver com pessoas como Jamesson Ferreira Lima, Fraga Rocha Sobrinho, Walter de Oliveira, Rivaldo Allain, Ubirajara Vilarim, Fernando Costa, Manoel Caldas, José Rego Vieira, Arlindo Saraiva, Professor Barreto Guimarães, Galileu Falcone, João Luiz e Romeu Bezerra Pontes.

Rubem Gamboa, ainda de acordo com o PLO 220/2022, ligou-se definitivamente ao Bairro de Santo Amaro no exercício diário, contínuo, ininterrupto do convívio, assim como participou efetivamente de todos os movimentos populares do Bairro, de todas as promoções do povo, ajudando os que o procuravam, e do Carnaval do Bairro. Diante desse contexto, como um líder, ascendeu à cena política e chegou à Câmara Municipal do Recife. Em 1950, concorreu às eleições e obteve expressiva votação, sendo o segundo Vereador mais votado do Recife. Somente em Santo Amaro obteve mais de dois terços do total de votos.

Na Câmara Municipal do Recife, incentivou a criação de novas vilas, objetivando maior atendimento às comunidades carentes e minoração do déficit habitacional. Mesmo lutando para resolver os mais diversos problemas do povo em qualquer ponto da Capital, centralizou o trabalho em Santo Amaro e para lá levou incontáveis benefícios, tais como a iluminação da Vila Treze de Maio e da Vila dos Usineiros, a pavimentação da Rua do Pombal, a implantação do meio-fio e de galerias pluviais nas ruas do Bairro.

Na gestão de Pelópidas Silveira, conseguiu a pavimentação da Rua Tupinambás, asfaltou a Rua Frei Cassimiro e o lado esquerdo da Avenida Norte. Quando a Prefeitura, em 1956, desapropriou o velho mercado que existia em Santo Amaro, propôs a construção de um Mercado Modelo para substituí-lo. Vereador ligado a um Bairro, à época, paupérrimo, com a maior parte de sua população morando em mocambos e palafitas, em becos e vielas de difícil acesso, quase sem possibilidade de frequentar escolas e serviços médicos, Rubem Gamboa tomou a inciativa de instalar, bem no meio desse conglomerado, um Centro Social com o oferecimento de serviços como enfermagem, atendimento médico, manutenção de cursos práticos para aprimoramento de mão de obra, entre outras formas de assistência.

Em seus 37 anos de mandato, passou pelas mais altas posições que foram possíveis galgar na Câmara e em outras áreas da Administração Municipal. Por vinte vezes foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento; por nove vezes exerceu o cargo de 1º Secretário; por duas vezes foi relator dos Trabalhos de Reforma do Regimento Interno da Casa de José Mariano, bem como foi presidente da Comissão Especial de Reestruturação e Reforma e da Comissão de Reclassificação dos Funcionários da Secretaria da Casa.

Além de tudo, exerceu cargos executivos, tais como secretário de Finanças do Município, Secretário Extraordinário da Prefeitura, presidente da Empresa Metropolitana de Turismo (EMETUR), presidente da União de Vereadores do Brasil – Seção Pernambuco, presidente da antiga Comissão do Carnaval (COC) e, finalmente, presidente da Câmara Municipal do Recife. Paralelamente às atividades político-partidárias e ao desempenho dos deveres do cargo de vereador, participou assiduamente de todos os acontecimentos populares da comunidade Santo Amaro, de caráter cívico, patriótico e político, assim como daqueles de cunho meramente festivo, cultural ou social.

 

Em 13.07.2022