Dilson Batista celebra futebol de várzea

Para manter vivo um dos eventos esportivos mais importantes da cidade e garantir a realização de forma permanente e institucionalizada, o vereador Dilson Batista (Avante) apresentou um projeto de lei na Câmara do Recife (PLO 89/2022) que declara o “Campeonato de Futebol de Várzea” como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. “Observamos a necessidade de institucionalizar o Campeonato, como política pública permanente, por entender a sua imprescindibilidade para o cenário esportivo municipal e, por que não dizer, nacional”.

Entre os benefícios da competição, Dilson Batista destaca o incentivo da prática do esporte nos diversos bairros da cidade, a redução dos índices de vulnerabilidade social, a promoção da política de paz, a redução do consumo de drogas lícitas e ilícitas em áreas vulneráveis do município, a disseminação da solidariedade e do fair play nos esportes e na vida social, além da revelação de atletas com potencial para níveis profissionais, entre outros.

O parlamentar lembra que o “Campeonato de Futebol de Várzea” já teve vários nomes. De 1992 a 2001 era chamado de “Peladão Alto Astral”. De 2003 a 2013, o evento recebeu o nome de “Futebol Participativo” e, a partir de 2014, mudou para “Recife Bom de Bola”, seu nome atual. Dilson Batista destaca ainda que o Campeonato é um dos mais importantes do gênero no Brasil e conta atualmente com a participação de mais de 600 equipes, inserindo aproximadamente 16.000 atletas amadores no circuito do futebol. “Essa competição esportiva reúne centenas de pessoas nos campos de futebol durante a semana e também nos finais de semana para torcerem por seus times e não pode desaparecer das páginas da história de nossa cidade, pois já se tornou parte de nossa cultura”.

 Em 15.07.2022