Em memória de Josué de Castro, Dani Portela propõe criar Semana Municipal de Combate à Fome

A primeira semana do mês de setembro poderá ficar marcada no Recife como a Semana Municipal Josué de Castro de Combate à Fome. É isso que propõe a vereadora Dani Portela (PSOL) no projeto de lei nº 85/2022, que tramita na Câmara do Recife. Além de promover o debate sobre a fome e a desigualdade, a matéria tem o intuito de colocar em evidência as ideias do médico, geógrafo, cientista social e político recifense Josué de Castro.

Além de envolver diversos setores do Poder Público, como autoridades da Prefeitura e da Câmara Municipal, a Semana prevê a participação de representantes das escolas municipais, das universidades, da sociedade civil e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife.

No texto de justificativa que acompanha a proposta, Portela afirma que, caso seja implementada, a Semana Municipal vai “discutir a temática da fome no Recife, com a realização de seminários, campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, fortalecimento de ações da sociedade civil, incentivo a pesquisas que elucidem o panorama da fome no município através de articulações com institutos de pesquisa e Universidades, ações de sensibilização e conscientização acerca da temática, dentre outras atividades a serem organizadas e executadas pelo Poder Executivo Municipal”.

A escolha da data da Semana é uma alusão ao nascimento de Josué de Castro no Recife, em 5 de setembro de 1908. O cientista é um dos principais nomes do pensamento brasileiro a respeito do tema e autor de obras como Geografia da Fome, de 1946, na qual classificou o problema como um fenômeno social.

“Conhecer a vida e a obra de Josué de Castro é conhecer um Brasil real, com suas iniquidades, com a exploração da classe trabalhadora. É compreender que a fome não é um fenômeno natural e impossível de ser encarado. Portanto, é crucial que a vida e a obra deste recifense sejam discutidas nas escolas municipais, em debates que envolvam centros de pesquisa e a academia”, afirma Portela. “Que a obra de Josué, como base para criação de uma Semana Municipal de Combate à Fome, motive a gestão pública a buscar alternativas para o enfrentamento à fome”.

Em 15.07.2022