Fabiano Ferraz propõe Campanha para doação de frascos de vidro para armazenamento de leite humano

A Campanha para doação de frascos de vidro para armazenamento de leite humano poderá ser implementada no Recife. O vereador Fabiano Ferraz (Avante) elaborou o projeto de lei nº 71/2022 com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância da amamentação solidária e informar sobre os pontos de recolhimento dos frascos de vidro no município. A matéria está tramitando nas Comissões da Casa.

A Campanha, de acordo com a proposição, deverá ser realizada de forma continuada e cartazes serão afixados nos estabelecimentos comerciais que vendem alimentos e que possuem mais de dez caixas de atendimento. “O material tem qeu ser colocado  em local visível, no tamanho mínimo do formato A4, e terá a seguinte mensagem: Doe frascos de vidro com tampa rosqueável de plástico em qualquer unidade de saúde do município do Recife e colabore com a amamentação solidária de milhares de recém-nascidos”, explicou o vereador Fabiano Ferraz.

Segundo o parlamentar, no texto de justificativa da matéria, os frascos de vidro são materiais importantes para todo o processo de coleta do leite materno. “A carência desse item compromete, de forma significativa, o estoque dos bancos de leite e, consequentemente, dificulta a manutenção da nutrição adequada aos bebês que necessitam do aleitamento. Este projeto, então, busca a publicidade da informação nos principais locais que vendem esses frascos, como estabelecimentos comerciais de alimentos, mas com a ressalva da existência de mais de dez caixas de atendimento, a fim de impor a obrigatoriedade em comércios de grande porte”.

Fabiano Ferraz recordou que a Prefeitura do Recife também está promovendo uma campanha para arrecadar os frascos, com o intuito de facilitar a doação a recém-nascidos que estejam precisando do alimento e enalteceu a importância do projeto de lei. “A ação acontece ao mesmo tempo em que ocorre a vacinação contra o coronavírus de gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho há, no máximo, 45 dias). Diante disso, este projeto tem o intuito de corroborar a ação da Prefeitura, auxiliando na arrecadação desse material tão importante para a nutrição dos bebês”.

Em 18.07.2022