Hélio Guabiraba quer instituir o Dia Municipal das Feiras Livres
A proposição, que tramita no poder legislativo, institui no calendário oficial de eventos do Recife o Dia Municipal das Feiras Livres, a ser comemorado em 25 de agosto.
A capital pernambucana tem 17 feiras livres sob a administração da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), que, juntas, totalizam 2900 bancas de comércio que vendem frutas, verduras e outros itens alimentícios, além de ofertar uma série de serviços para quem as frequenta.
Entre as justificativas para instituição do Dia Municipal das Feiras Livres, o parlamentar destaca a resistência destes espaços mesmo diante da concorrência com o conforto oferecido por hipermercados e a comodidade e o horário flexível das compras pela internet. “É ainda um dos espaços onde há contato direto com a comunidade. Há também a característica democrática, já que se encontram todos os tipos de comerciantes nas feiras, desde o grande feirante, distribuidor de alimentos, até os pequenos produtores, que veem nas feiras livres a única forma de distribuir seus produtos. A feira é acessível e visitada por pessoas de diferentes origens, independente de classe econômica ou social”, diz Hélio Guabiraba.
A data foi escolhida por ser a mesma da realização do evento reconhecido por autoridades brasileiras do século passado como a 1ª feira livre do país, em 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório, em São Paulo - SP.
O PLO 146/2022 recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura , Turismo e Esportes da Câmara do Recife e aguarda a análise da Comissão de Legislação e Justiça para ser encaminhado à votação no plenário da Casa de José Mariano.