Júnior Tércio sugere assistência psicológica às mulheres mastectomizadas no Recife

O vereador Júnior Tércio (PP) propôs o projeto de lei nº 58/2022 que assegura às mulheres mastectomizadas no município do Recife assistência psicológica, visando à prevenção e à redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico. A matéria encontra-se em tramitação na Casa de José Mariano.

“A mastectomia é um dos métodos mais utilizados para o tratamento do Câncer de Mama. É uma cirurgia mutiladora que visa remover todo o tumor visível. Como consequência dessa técnica, podem ocorrer prejuízos de ordem física, emocional e social; no campo social, a mulher encontra dificuldade em decorrência do sentimento de vergonha, escondendo a mutilação, assim como apresentando profunda tristeza e isolamento social”, justificou o vereador Júnior Tércio.

O direito previsto, de acordo com a justificativa da matéria, se aplica a todas as mulheres que comprovarem terem se submetido à cirurgia de mastectomia em Unidade Pública de Saúde, com ou sem esvaziamento axilar. A assistência psicológica, de que trata o projeto, será realizada de acordo com o quadro clínico de cada paciente, cabendo aos profissionais de saúde definirem que técnica de intervenção será aplicada, bem como o número de sessões a serem ministradas.

Segundo Júnior Tércio, o Poder Público poderá celebrar parcerias e/ou convênios com outros municípios com o objetivo de ampliar a rede de atendimento psicológico para as mulheres mastectomizadas. De acordo com o parlamentar, é de extrema importância as mulheres serem acompanhadas por um especialista, principalmente em um momento delicado como o da mastectomia. “A forma como a mulher vai responder à mutilação é individual e pode estar relacionada a alguns fatores como idade, autoadmiração, estrutura de ego, estado emocional e situação socioeconômica. É de grande relevância que todas as pacientes diagnosticadas com câncer de mama tenham um adequado suporte psicológico durante todas as fases do tratamento. O psicólogo atuante na área de Psicologia Oncológica ou Hospitalar visa manter o bem-estar psicológico da paciente, identificando e compreendendo os fatores emocionais que intervêm na sua saúde”.

 Em 20/07/2022, às 10h03.