Lei da vereadora Ana Lúcia cria semana de prevenção a tumor ocular
A legislação, proposta no Projeto de Lei Ordinária 48/2022, foi sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial do Município no último dia 27 de junho.
Na Semana, deverão ser intensificadas a realização de campanhas de conscientização sobre este tipo de câncer que tem origem na retina e acomete, principalmente, crianças nos primeiros anos de vida. A intenção da parlamentar é que, a partir das explicações sobre sintomas e locais de atendimento, seja possibilitado o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento bem sucedido.
O sinal mais comum do tumor maligno, de acordo com dados do Ministério da Saúde, é a leucocória, um reflexo branco na pupila, conhecido como “sinal do olho de gato”. O problema pode ser detectado pelo teste do reflexo vermelho, o chamado teste do olhinho, que pode ser realizado ainda na maternidade por um neonatologista ou nos exames de rotina feito nas primeiras consultas com oftalmologistas.
A vereadora Ana Lúcia alerta na justificativa do PLO sobre a importância dos pais procurarem auxílio médico ao perceberem qualquer anormalidade nos olhos dos filhos: “apesar de o principal sintoma ser a leucocoria, o seu aparecimento significa que a doença já está em estágio avançado e as chances de salvar o(s) olho(s) do paciente serão menores. Antes disso, a criança já pode apresentar como sintoma sensibilidade à luz (fotofobia) ou um desvio ocular, por exemplo, estrabismo.”
No Recife, a realização do teste do olhinho nas maternidades e estabelecimentos hospitalares é obrigatória, por lei, desde 2012. Além do retinoblastoma, o teste também verifica a existência de outras doenças, como catarata e glaucoma congênito.
Em 28.07.2022